“Nossa Primavera começa em Agosto” é uma produção do Coletivo Bodoque (SP) em parceria com o Assentamento 14 de Agosto, e está disponível no canal da CPT Nacional no Youtube
Por CPT Rondônia,
edição Comunicação CPT Nacional
Foto: Documentário "Nossa Primavera Começa em Agosto". Créditos: YouTube - Comissão Pastoral da Terra CPT Nacional.
E assim já ninguém chora mais,
Ninguém tira o pão de ninguém,
E o chão onde pisava o boi é feijão e arroz,
Capim já não convém.
(E assim já ninguém chora mais.)
ZÉ PINTO, 1999.
No dia 14 de agosto de 1992, um grupo de aproximadamente 180 famílias sem-terra, vindas de diversos municípios de Rondônia, ocuparam um latifúndio improdutivo às margens da rodovia BR-364, entre Jaru, Ariquemes, Theobroma e Cacaulândia. Esse foi um momento de grande coragem e ousadia, pois o território estava reservado aos senhores fazendeiros, no coração do latifúndio rondoniense. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) organizou essas famílias para a luta pela terra, em uma ação que levaria 17 anos até a conquista definitiva.
As dificuldades foram muitas: a ausência de um programa efetivo de Reforma Agrária no país, a falta de moradias dignas sob a lona preta, a escassez de alimentos, entre outras. Foi com o apoio e a solidariedade de organizações como a Comissão Pastoral da Terra, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e diversas alianças e parcerias que foi possível superar o período mais crítico do acampamento.
Foto: Documentário "Nossa Primavera Começa em Agosto". Créditos: YouTube - Comissão Pastoral da Terra CPT Nacional.
Em 1993, o acampamento recebeu a 4ª Romaria da Terra, um evento que entrou para a história e deu visibilidade à luta do MST em Rondônia. A partir daí, as famílias se fortaleceram ainda mais na busca pela terra. Com a conquista do assentamento, puderam ter uma vida digna, oferecer educação aos filhos e cultivar alimentos livres de agrotóxicos, buscando na agroecologia uma resposta ao agronegócio. O assentamento 14 de Agosto representa um marco na luta organizada pelo MST.
Apresentamos aqui uma produção feita a muitas mãos: o documentário Nossa Primavera Começa em Agosto, uma contribuição do Coletivo Bodoque (SP), em parceria com o Assentamento 14 de Agosto. A obra conta ainda com produção e roteiro de Maria Estélia de Araújo, Chica Andrade, Rafael Mellim, Thiago Cervan; montagem e finalização de Danilo Craveiro; e trilha sonora original de Zé Pinto.
A Comissão Pastoral da Terra regional Rondônia, neste período celebrativo pelos seus 40 anos de CNPJ, manifesta a alegria em ter feito parte dessa história. Viva a luta pela terra, viva a resistência camponesa e viva a Utopia que nos leva a lutar. "Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias" (provérbio africano).