Com informações do CIMI Maranhão
Edição: Carlos Henrique Silva (Comunicação CPT Nacional)
e kum'tum Akroá-Gamella (Agente CPT Maranhão)
Imagens registradas pela comunidade
O povo Akroá-Gamella do território Taquaritiua, em Viana (MA), denuncia mais um caso de violência: na noite do último domingo (16), a retomada do povo foi alvo de vários tiros durante uma queda de energia. As famílias relatam que os tiros foram direcionados a uma casa em específico, e que um dos projéteis de bala foi encontrado até mesmo nas camas. Na sexta, 13/09, o povo já havia recebido áudios onde um homem dizia que os indígenas deveriam ser surrados por impedirem o uso de parte do seu território para a passagem de carretas de lixo em seu território.
O povo está em retomada desde o dia 28 de agosto, quando a comunidade resolveu fechar um lixão que, desde 2012, era operado pela prefeitura municipal de Viana. Recentemente, a prefeitura do município de Matinha também teria arrendado uma área para instalação de um outro lixão, sem consulta à comunidade. Os resíduos já comprometeram a saúde e o bem viver na comunidade com a contaminação das águas, excesso de moscas e pessoas doentes.
Momento de retomada do território
Os rios, campos, o juçaral e nascentes no território estão afetados pelo lixo. As nascentes afetadas são sagradas, lugares essenciais para a Encantaria do povo.
Várias comunidades ficam em redor da área, onde moram centenas de famílias. Sendo uma região de descida para o lago, muitas vão pescar e acabam consumindo algum tipo de contaminação do chorume. Mesmo com a região interditada, os danos ainda não acabaram.
Mesmo com a região interditada e aterrada, os danos do chorume ainda permanecem
A equipe do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Maranhão tem feito o acompanhamento político da retomada, ao lado do povo e do território indígena livre, e tem informado os órgãos competentes sobre as ameaças. Os Akroá-Gamella reivindicam o cumprimento de seus direitos indígenas, assegurados na Constituição Federal, e reconstituição do Grupo de Trabalho para demarcação da TI Taquaritiua, instalado pela Funai.