Por CPT-RS
Na manhã da última terça-feira (11), Maurício Queiroz e Oldi Helena Jantsch, coordenadores da CPT Diocese de Santa Cruz do Sul-RS, receberam, no Secretariado Diocesano de Pastoral, os agricultores Celírio da Silva e Valderi de Moura, ambos do município gaúcho de Sinimbu. Eles são acadêmicos do curso de bacharel em Agroecologia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e a visita fez parte de uma rotina de estudos da Disciplina de Vivências Agroecológicas 6.
Os agricultores puderam conhecer o trabalho da CPT RS na promoção da agroecologia a partir dos anos 90, com destaque para as ações com as sementes crioulas, que é o foco de seus estudos. Na oportunidade, foi apresentada a abrangência e a importância da atuação da CPT na região, como uma das entidades pioneiras das práticas agroecológicas e também do trabalho realizado com os jovens do campo por meio da Escola de Jovens Rurais (EJR), que completou 30 anos.
A Pastoral, junto de outras entidades que compõem a Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo, deu forças para a criação do curso de bacharel em Agroecologia pela UERGS. “Para CPT, é muito significativa a existência de um curso como esse, que possibilita que jovens da roça e também pequenos agricultores, como o Valderi, de 58 anos, e o Celírio, de 51, cursarem o ensino superior”, explica Maurício.
“Sou muito feliz de poder entrar na faculdade, de fazer agroecologia em casa e na universidade, de ser colega de aula de minha filha, Leila”, destaca Valderi. “Faz tempo que gostaríamos de falar com a CPT, de conhecer mais sobre o trabalho, pois sabemos da importância e da atuação fundamental que ela tem em toda a região”, salienta Celírio.
Além da trajetória dos agricultores junto às atividades organizadas pela CPT, como as romarias da terra, eles conversaram ainda sobre a campanha "Sementes de Solidariedade". A ação, realizada junto a diversas instituições, está arrecadando doações para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. É possível contribuir pelo PIX 33654419/0010-07 (CNPJ da Cáritas Brasileira).