Texto e imagem: setor de comunicação da CPT NE2
Nos dias 16 e 17 de maio, o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi foi o local do Encontro Regional de Mulheres da CPT NE 2. Com o tema "Presença, Profetismo e Resistência" e lema “Nenhuma mulher a menos”, a atividade foi um espaço de formação e articulação das agentes pastorais que atuam nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O encontro destacou a importância da auto-organização das mulheres para a conquista da autonomia e abordou os desafios da mecanização da agricultura nas comunidades apoiadas pela CPT, com ênfase no papel das agricultoras. As discussões também giraram em torno da espiritualidade do cuidado e do papel das mulheres na Bíblia, inspirando reflexões sobre a importância da organização e da ação estratégica das mulheres ao longo dos tempos.
Com um espírito de mística e espiritualidade, as cerca de 30 participantes compartilharam vivências de resistência à opressão de gênero, raça e classe e debateram estratégias de prevenção e combate à violência contra as mulheres camponesas. Para as agentes pastorais, o encontro foi um importante espaço para articular o feminismo com a defesa da terra e do território e reafirmar o compromisso com as lutas anticapitalistas e contra o latifúndio.
Joseane Souza, da coordenação regional da CPT NE 2, avalia que “o encontro foi uma oportunidade para celebrar a força e trajetória de mulheres inspiradoras ao longo da nossa história e também foi um momento de formação, na perspectiva de fortalecer o debate sobre o empoderamento das mulheres. Foi um encontro enriquecedor com temas relevantes para fortalecer o nosso fazer pastoral. A partilha de experiência das mulheres e os desafios apresentados são sinais de presença, profetismo e resistência em busca de uma sociedade justa e igualitária”, afirmou.
Realizado anualmente, o Encontro das Mulheres da CPT Nordeste 2 contou, em 2024, com o apoio do Centro Feminista Oito de Março (CF8) e de Ivone Brilhante, presidenta do sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras de Apodi-RN.