Por CPT Araguaia-Tocantins
Crédito das imagens: Ludimila Carvalho/CPT-TO
No último sábado, dia 13 de abril, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) Regional Araguaia-Tocantins reuniu-se na Casa Dona Olinda (em Araguaína/TO), em sua 36ª Assembleia Regional, um momento de reencontro, partilha e celebração onde estiveram reunidos amigos (as) da CPT, agentes de pastoral, lideranças de entidades e movimentos parceiros, religiosos e religiosas, bem como trabalhadores e trabalhadoras das comunidades camponesas acompanhadas pelo Regional, integrantes da Articulação Camponesa de Luta pela Terra e Defesa dos Territórios.
Com mística, cânticos e preces, os participantes foram convidados a renovar seu compromisso com a causa pela qual Padre Josimo e muitos dos nossos companheiros e companheiras têm dedicado suas vidas: a defesa da terra e dos territórios, o cuidado com os povos e comunidades, e a busca por vida digna, com justiça e paz no campo.
A Assembleia iniciou com um momento de profunda espiritualidade, na partilha dos sonhos e dos laços de fraternidade e esperança, preparando nossos corações de caminhantes para a nova jornada que se aproxima: a Romaria da Terra e das Águas Padre Josimo.
Em seguida, com base nas destacadas experiências e ações realizadas pela CPT Araguaia-Tocantins junto às comunidades camponesas, foi feita uma rica avaliação e apresentada a prestação de contas do triênio que encerrou (2021-2023), momento propício para lembrar desafios enfrentados e conquistas vivenciadas neste período, e também para subsidiar nossas ações para os próximos anos, identificando prioridades e estratégias, forças e sonhos que inspirem e dinamizem nossa caminhada rumo a uma “terra sem males”.
Em clima de bonito consenso, a Assembleia procedeu à eleição da nova Coordenação colegiada que conduzirá o Regional nos próximos três anos. Atentos ao chamado dos nossos ancestrais na fé e na caminhada da CPT, ouvindo a voz dos profetas e dos poetas em busca de novo céu e nova terra, os novos coordenadores eleitos (Evandro Rodrigues, Laudinha Moraes e Pedro Antonio Ribeiro, titulares; e Ludimila Carvalho na suplência) foram empossados, assumindo com os demais presentes o radical compromisso com a causa dos trabalhadores e das trabalhadoras, na esperança de conseguir, para todas e todos, “Terra, Teto, Trabalho e Pão”.
Fizemos nossas essas palavras que algum poeta nos inspirou e que proclamamos em tom de bênção:
Chamaremos as árvores de ‘meu bem!’ Chamaremos a água de ‘meu amor!’ Amanhã faremos o pão do tamanho da fome do nosso povo. Teremos filhos e filhas. Plantaremos hortas e árvores. Daremos nomes bonitos para os meninos e meninas e para nossas comunidades. Chamaremos o mundo de ‘nossa casa comum!’ Seremos companheiros de vida, corajosos de lutar, teimosos de sonhar.
A 36ª Assembleia Regional da CPT Araguaia-Tocantins contou ainda com a participação especial das irmãs Marie Madeleine Hausser (Mada) e Beatrice Kruch (Bia), duas das fundadoras da CPT Araguaia-Tocantins, e de Adilar Daltoé, Irenir Alves Gomes e Francisco Gomes da Silva: companheiros de caminhada de Padre Josimo, testemunhas privilegiadas da história de lutas do campo tocantinense e também marcas eminentes da resiliência desta CPT, erguida “contra as cercas, as cercas da opressão, e todas as cercas”.
Com sua experiência e sabedoria de décadas, Mada e Bia, são verdadeiras guardiãs dos valores que norteiam o trabalho da CPT, em especial deste Regional Araguaia-Tocantins. A sua presença na assembleia, em meio às novas gerações de caminhantes, é a prova viva da continuidade da luta ao longo dos anos, sendo, para gerações presentes e futuras, uma inspiração que abraçamos com alegria e determinação.
Com o espírito renovado e a esperança fortalecida, caminhemos juntos para que muitos frutos desta Assembleia e do trabalho da CPT no Tocantins possam ser colhidos em benefício dos nossos povos.