Atividade contou com a participação de mais de 70 mulheres acampadas da região norte do estado
Por Júlia Barbosa | Comunicação CPT Nacional*
*Com informações da CPT Regional MT
Foto: Kamila Picalho/CPT MT
No último sábado (6/4), foi realizado o I Encontro de Mulheres Acampadas, no Acampamento Renascer, município de Nova Guarita/MT. A atividade, organizada pela Comissão Pastoral da Terra, regional Mato Grosso, contou com a participação de mais de 70 mulheres acampadas, moradoras do Acampamento Renascer e do Acampamento União Recanto Cinco Estrelas, ambos localizados na região norte do estado. O Encontro teve como objetivo possibilitar momentos de trocas, celebração e formação entre as mulheres acampadas.
A manhã teve início com um café da manhã partilhado, seguido de uma oração inicial. A formação começou com a roda de conversa "A Importância das Mulheres Camponesas na Luta pela Terra", que foi assessorada pela agente voluntária da CPT, Glória Maria. A agente pontuou diversas conquistas históricas das mulheres, refletindo ainda sobre as atuais violências e violações que continuam a vitimar mulheres.
Glória também enfatizou as leis de proteção à mulher, assim como políticas públicas que fomentam a geração de renda e a independência financeira. O primeiro momento, em especial, explicitou a importância da organização coletiva das mulheres, necessária para alcançar as inúmeras conquistas e objetivos traçados. Ao final da manhã, as mulheres definiram estratégias conjuntas de atuação e fortalecimento de suas lutas.
Fotos: Kamila Picalho/CPT MT
À tarde, a formação foi retomada com um momento sobre a utilização de ervas medicinais na saúde da mulher, com as contribuições e saberes das mulheres do Acampamento Renascer. Em seguida, a fisioterapeuta Maiara Borges, que tratou sobre a Saúde da Mulher, trouxe uma abordagem didática e descontraída para trabalhar alguns assuntos que ainda são tabus entre as mulheres camponesas, como a saúde sexual da mulher. Para Kamila Picalho, da coordenação da CPT MT, o Encontro proporcionou momentos de muito aprendizado, ensinamentos, trocas e descontração, finalizado com muitas brincadeiras, sorteios e uma celebração de encerramento.
As mulheres acampadas avaliaram o Encontro como um espaço necessário de formação, trocas de experiências, ensinamentos, conexão, empoderamento, aprendizado e muita alegria. Animando umas às outras, as mulheres puderam recarregar suas energias, renovar suas esperanças e construir estratégias para o fortalecimento das lutas.
Foto: Kamila Picalho/CPT MT