Por Pax Christi Internacional, com edição da Comunicação CPT Nacional
Crédito da Imagem: Mohamad Torokman / Reuters
Nesta data que marca o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino (29 de novembro), compartilhamos a Declaração da Pax Christi Internacional, movimento de orientação católica da qual a Comissão Pastoral da Terra (CPT) é membro, que se posicionou diante do acirramento da violência no território ocupado pelo povo palestino e israelense.
Com sede em Bruxelas (Bélgica), a Pax Christi busca desempenhar um papel pioneiro na busca de soluções de conflito armado no mundo. A organização se solidariza com irmãos e irmãs que viveram durante mais de sete décadas sob uma ocupação militar brutal, ou foram submetidos a um bloqueio desumano, e clama por um novo caminho, baseado na não-violência e na adesão às normas do direito internacional.
Segue a declaração.
Declaração da Pax Christi International sobre a atual escalada do conflito entre Israel e Palestina
A Pax Christi International continua empenhada no seu apelo a um cessar-fogo imediato em Gaza.
Neste dia, Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino, nós reafirmamos a nossa solidariedade para com todos os nossos irmãos e irmãs na Terra Santa. Pois somente quando cada ser humano for valorizado como filho de Deus é que a justiça e a paz prevalecerão.
Somos solidários com o povo de Gaza, que continua a enfrentar um pesadelo de proporções impensáveis.
Somos solidários com as famílias dos reféns, que esperam ansiosamente pelo seu regresso em segurança.
Somos solidários com o povo da Cisjordânia, que é cada vez mais vítima da violência militar e colonial, e de uma ocupação militar em curso.
Somos solidários com os Patriarcas e lideranças das Igrejas em Jerusalém, enquanto eles clamam pela proteção do Bairro Armênio e de outros locais sagrados cristãos.
Somos solidários com todos aqueles que foram desalojados devido à guerra em Gaza, ao ataque de 7 de Outubro, à demolição desenfreada de casas e ao confisco de terras em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia.
Somos solidários com as crianças, cujos sonhos estão ameaçados pelas ações dos mais velhos na busca por terra e poder.
Somos solidários com todos aqueles e aquelas que sofrem com feridas no corpo e no espírito.
Nos solidarizamos com todos aqueles e aquelas que estão de luto pela morte de um familiar ou amigo querido.
Somos solidários com todos aqueles e aquelas cujos gritos de liberdade, justiça e paz permanecem sem resposta.
Bruxelas, 29 de novembro de 2023.
Confira o texto original (em inglês, e em breve em espanhol e francês): PCI_International_Day_of_Solidarity_with_the_Palestinian_People_2023.pdf