A caminho do marco de 60 anos da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), fundada em 20 de dezembro de 1963, uma série de atividades foi planejada para o dia 28 de novembro, em Brasília/DF.
Por Comunicação CONTAG | Fotos: Luiz Fernandes*
Na manhã de ontem, 28, foi realizada uma Sessão Solene no Plenário da Câmara dos Deputados, requerida pelo deputado federal Bohn Gass (PT-RS), e prestigiada por vários parlamentares. A Solenidade também contou com a presença de representantes de todas Federações e de centenas de Sindicatos. O presidente da CONTAG, Aristides Santos, destacou alguns fatos importantes dessa trajetória de 60 anos e ressaltou a importância da maior entidade sindical de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares.
“No cenário da fundação da CONTAG, era de ausência de Estado brasileiro para os homens e mulheres do campo e, quando chegava, era através da repressão, seja na luta pela terra ou na luta por direitos. E a fundação da CONTAG perpassa por fundação de Sindicatos, das Ligas Camponesas, de associações de lavradores, da Ultab, do Master, de Federações e, assim, a CONTAG foi fundada reunindo todas essas forças. Ela representa os sonhos e a luta de muitos homens e mulheres do campo, de várias organizações” - Aristides Santos, presidente da CONTAG.
A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, também agradeceu o reconhecimento do Parlamento ao homenagear a CONTAG com a realização desta Sessão Solene. "Essa homenagem é um reconhecimento à luta e ao trabalho da CONTAG e é gratificante sermos recebidas neste lugar. Estamos aqui celebrando também os 60 anos de resistência e o importante legado dessa trajetória, no combate às desigualdades, à fome e pobreza, de luta pela autonomia dos territórios e com o protagonismo dos sujeitos, em especial das mulheres, da juventude e da terceira idade".
Representando os trabalhadores assalariados e assalariadas rurais, o presidente da CONTAR, Gabriel Bezerra, parabenizou a CONTAG e destacou a sua importância para os homens e mulheres do campo. "Deixo aqui o nosso reconhecimento e destaco algumas conquistas fruto dessa trajetória que também beneficiaram os assalariados e assalariadas rurais, como as convenções coletivas de trabalho e a Política Nacional para os Trabalhadores Rurais Empregados”, destacou.
Roda de Conversa compartilha a história da CONTAG, entrelaçada com a história do Brasil
Foi com poesia e cantoria que começou mais um dos momentos de celebração do aniversário da CONTAG. A Roda de Conversa sobre os 60 anos da Confederação aconteceu durante a tarde, no auditório central, conduzida pela secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, e pelo secretário de Política Agrícola, Alair Luiz dos Santos, que receberam Givanilson Porfírio, assessor da CONTAG e que tem desenvolvido uma pesquisa aprofundada sobre a história de luta da entidade.
Neste momento de prosa, Gil falou sobre os principais marcos da história da CONTAG, que se cruzam com a história do sindicalismo no Brasil, e do reconhecimento da agricultura familiar como setor importante no país. De forma sintética, ele explicou sobre a formação da agricultura familiar, as primeiras greves rurais, o protagonismo das mulheres e outros fatos da história que contextualizaram o momento político de criação da CONTAG, em dezembro de 1963.
Cerimônia de Celebração do 60 anos recebe autoridades e entidades parceiras da CONTAG
Este grande dia de comemorações teve seu desfecho com a Cerimônia de Celebração dos 60 anos da CONTAG. Para este momento, a Confederação recebeu um grande grupo de parceiros e parceiras de luta, de diferentes setores da sociedade. Autoridades governamentais, parlamentares, agências internacionais, centrais sindicais e diversas outras entidades subiram ao palco para homenagear a CONTAG.
“Nós mulheres somos presença, pautamos questões importante para fortalecimento da democracia. Somos hoje as maiores responsáveis pela manutenção da estrutura sindical, por isso não é possível falar dos 60 anos da CONTAG sem falar do processo de organização das mulheres e sem reconhecer nosso legado político para a história do movimento. Não deixaremos de caminhar, continuaremos a caminhar, pois juntas e juntos somos resiliência e resistência. A CONTAG é o resultado dos nossos sonhos, mas também a expressão da nossa força como sujeitos políticos” - Mazé Morais, secretária de Mulheres da CONTAG.
A CONTAG foi saudada e homenageada carinhosamente pelas diversas entidades. Foi uma série de discursos que reforçaram o empoderamento e força da CONTAG nesses 60 anos de história e de luta.
Leia a matéria na íntegra pela publicação original da CONTAG
*Editado por Comunicação CPT Nacional