Por Carlos Henrique Silva | Comunicação CPT Nacional,
com informações e imagens da CPT Regional Acre e PJ Diocese de Rio Branco
Juventudes de diversos lugares, mas com o mesmo coração animado e potente, se encontraram neste fim de semana (27 a 29 de outubro), no encontro “Os caminhos do Bem Viver: juventudes semeando seus quintais!”, organizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) Regional Acre e a Pastoral da Juventude da Diocese de Rio Branco.
Foram mais de 60 jovens da capital e diversas regiões do estado do Acre, como Acrelândia, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira, além da região sul do Amazonas (Boca do Acre e Pauini) e do vizinho país da Bolívia, celebrando a pluralidade dessa Amazônia que ultrapassa fronteiras, e refletindo sobre o quanto cada uma e cada um pode contribuir com a luta e defesa de territórios ameaçados, e que convivem com os conflitos de terra.
Pensando suas realidades a partir do chão em que pisa, cada grupo de jovens mostrou um pouco do que é ser parte de um mosaico de realidades: juventude do campo, urbana, indígena e em meio às diversidades. Momentos de mística trouxeram sempre mensagens de comunhão com a Terra, contemplando-a como Mãe e reafirmando que ela é parte de quem a habita, e quem a habita também é uma extensão dela.
E para valorizar o tema “Espalhando sementes de transformação, de ternura e teimosia”, o grupo se sentiu desafiado a compartilhar o que viveu e aprendeu com suas amizades, vínculos familiares, comunidades e paróquias, sempre na disposição de resistir, não fugir e nem se opor às lutas dos povos da floresta, que estão e são ameaçados constantemente.
O encontro contou com o apoio de Diego Aguiar (ao centro), da Rede Eclesial Pan Amazônica (REPAM) em Manaus, apoiando na assessoria
Fala, Jovem!
“Olá, sou Vinícius, tenho 20 anos de idade, sou da Pastoral da Juventude da Diocese de Rio Branco e da paróquia Cristo Libertador. Nesse encontro maravilhoso que vivenciei, teve muitas místicas boas, esse encontro me proporcionou a conhecer mais a CPT, que eu já tinha ouvido falar, mas não sabia direito como funcionava. Foi muito bom fazer parte desse encontro, nossa Noite Cultural foi muito boa também, e asoportunidades de conhecer outras pessoas, conhecer outros quintais. Já estou ansioso pro próximo que tiver! Certeza que estarei lá, com todo mundo!”
“Tô saindo desse encontro com meu coração cheio de alegria. Eu fiquei 3 dias com pessoas diferentes e ao mesmo tempo, iguais a mim, os mesmos problemas vivenciados. O tema do encontro me chamou muito a atenção, porque a juventude tem pouco espaço. E hoje, eu tô levando muita coisa pra juventude da minha comunidade. Tô muito grata e feliz de ter participado de um momento tão maravilhoso. Gostaria muito que tivessem mais encontros desses, para que os outros jovens da minha comunidade pudessem sentir a mesma coisa que eu senti em todos os momentos do encontro. O momento místico, o momento de se conectar com nosso quintal… eu vou voltando com um olhar muito mais profundo pro meu quintal, pra minha Amazônia. E voltando com uma vontade grande de mudar minha realidade e revolucionar!” – Francisca Duarte da Silva – município de Pauini (Sul do Amazonas)
“Hola, me llamo Franz Junior Nava Domínguez, representante de Bolivia en el encuentro de juventud de CPT, y sobre el evento fue una experiencia única, conocí a muchas personas, aprendi mucho y estoy muy agradecido por tomarmarno en cuenta como Bolivia. Para mí es muy fácil porque entiendo el idioma de portugués y lo hablo muy poco. No es nada difícil porque pasamos por lo mismo. El primer encuentro en Cruzeiro fue un poquito difícil, porque no conocía a nadie, solo a mi compañera, pero el segundo encuentro aquí en Río Branco fue más fácil, porque ya conocía a muchas personas. Gracias a ustedes por tomarnos encuenta a nosotros de Bolivia 🇧🇴”