Por CPT João Pessoa
A Comissão Pastoral da Terra (CPT) participou no dia 23/10, em João Pessoa (PB), de uma reunião com o Incra para tratar sobre a situação de 30 comunidades em situações diversas de conflitos na Paraíba.
"Esses grupos estão na luta pela terra. Em algumas comunidades foi feita a vistoria, mas diante do tempo que já se passou, não está valendo mais e precisa fazer novamente. Há comunidades fora da terra sem poder plantar, enquanto outras estão na terra, mas sem a garantia da desapropriação. Todo esse cenário acaba gerando uma grande insegurança nas vidas dessas famílias", explica o agente da CPT, Rogério Oliveira.
Dentre os encaminhamentos definidos na ocasião, será realizado um recadastramento para saber quantas famílias vivem em cada comunidade, além da quantidade de área necessária a ser desapropriada. Esse estudo será conduzido pelo Incra e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Essa é a terceira reunião de uma série de outros encontros que ocorrerão nos próximos meses. Também participaram o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).