O I Encontro discutirá aspectos da violência no campo sob a ótica da justiça de transição e acontecerá, em formato híbrido (presencial e virtual), de 8 a 10 de novembro de 2023.
Por Comissão Camponesa da Verdade
O I Encontro Internacional Justiça de Transição e Violência no Campo discutirá aspectos da violência no campo sob a ótica da justiça de transição. Esta perspectiva busca compreender a relação entre as violências do passado, particularmente as ocorridas no âmbito da ditadura empresarial-militar (1964-1985), e as do presente. A justiça de transição, enquanto um campo de políticas públicas para lidar com o legado de violações sistemáticas de direitos humanos em períodos autoritários, procura propor justamente medidas para que as violências tais como as sofridas pelas populações do campo, não voltem a ocorrer.
As atividades do I Encontro acontecerão em formato híbrido (presencial e virtual) de 8/11 a 10/11, das 9h às 17h, no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). O evento é uma proposição de professores/as e pesquisadores/as que integram a Comissão Camponesa da Verdade, criada em 2012 para contribuir com os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade na investigação das violações de direitos humanos no campo durante a ditadura. Seu objetivo é reunir especialistas, formuladores de políticas públicas, lideranças da sociedade civil e do judiciário, e outros públicos interessados na temática colocada.
Nas mesas que integram a programação serão abordadas as experiências de justiça de transição em diferentes países da América Latina, a responsabilidade do setor empresarial nas violações de direitos das populações do campo, e o papel dos movimentos sociais na formulação de políticas de memória, verdade, justiça e reparação. Haverá ainda uma mesa especial com testemunhos de pessoas que sofreram violações por atuarem na luta por terra durante a ditadura.
As pessoas interessadas em apresentar trabalhos sobre a relação entre justiça de transição e violência no campo podem remeter propostas, seguindo as regras dispostas na seção Submissão de trabalhos. O prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado para o dia 24/09/2023, próximo domingo. As apresentações, bem como a participação como ouvinte, podem ser feitas de forma remota, na modalidade online. A submissão dos trabalhos deverá ser feita através do site do evento, e as inscrições para apresentar ou acompanhar como ouvinte são gratuitas.
Faça sua inscrição e submeta seu trabalho em https://comissaocamponesa.org/evento/