Por Incra
Serviço de georreferenciamento realizado no local. Foto: Incra/SC
Dom Pedro Casaldáliga é o nome do novo assentamento da reforma agrária criado pelo Incra em Santa Catarina. A Portaria nº 145, autorizando a implantação, foi publicada em 17 de agosto (quinta-feira), no Diário Oficial da União.
A área de 311 hectares está localizada no município de Major Vieira (SC), no Planalto Norte Catarinense. O imóvel está localizado na Gleba Toldo de Cima e foi repassado ao Incra pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para destinação à reforma agrária.
Em julho de 2023, foi elaborado o georreferenciamento e demarcado o projeto de parcelamento do assentamento pela equipe de Cartografia da regional catarinense, resultando em 32 lotes a serem disponibilizados a famílias de agricultores e mais dois lotes designados à área de reserva legal.
Como em todo processo de criação de assentamento da reforma agrária, as famílias a serem beneficiadas serão selecionadas através de edital público, a fim de verificar a adequação ao perfil socioeconômico exigido pelas normas vigentes.
Homenagem
O nome do assentamento é uma homenagem ao bispo espanhol Dom Pedro Casaldáliga, falecido em 2020. Foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT).