Por Comunicação CPT Piauí,
com edição de Júlia Barbosa | CPT Nacional
Entrega de alimentos produzidos por agricultoras e agricultores familiares. Fotos: CPT Piauí.
Agricultoras e agricultores familiares do município de Antônio Almeida, no Piauí, a 403km da capital Teresina, estão participando do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que promove o acesso à alimentação saudável e incentiva a agricultura familiar. Essa iniciativa é fruto de uma parceria da Comissão Pastoral da Terra no Piauí (CPT/PI), da Secretaria de Agricultura Familiar do Estado (SAF) e do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) de Antônio Almeida. As doze famílias que integram o projeto pelo município são acompanhadas pela CPT, oriundas das comunidades Pindaíba, Formiga e PAA Beleza, e foram cadastradas no programa ao final de 2022, pela CPT e STTR.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em 2003, visa promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, através da compra de alimentos produzidos por agricultores familiares, com dispensa de licitação. O Programa destina os alimentos a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, bem como àquelas atendidas pela rede socioassistencial, por órgãos públicos de segurança alimentar e pela rede pública de ensino.
O PAA já destinou R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para o município de Antônio Almeida e cada família envolvida terá direito uma participação no recurso. Em julho deste ano, os produtos da agricultura familiar começaram a ser entregues ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), que atende famílias em situação de vulnerabilidade econômico-social, que passam a receber os alimentos saudáveis produzidos pelas famílias agricultoras.
É válido destacar que, apesar de ser um recurso pequeno, este tem um valor significativo, pois, além da valorização da agricultura familiar, esses alimentos ajudam famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica e social a enfrentarem o desafio da superação da fome. Essa ação, portanto, vai de encontro a Campanha da CPT, lançada em 2023, com o tema “Fraternidade Sem Fome”, que se conecta à Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que este ano pauta o combate à fome e a luta pela garantia da soberania alimentar da população brasileira.
A CPT tem criado estratégias para contribuir na redução das milhões de pessoas que não têm o que comer todos os dias no país. Uma dessas estratégias é fortalecer a parceria com o STTR, a SAF e o poder público local, com o objetivo de ampliar o número de famílias inseridas no PAA e atender mais famílias que necessitam de alimentos para saciar suas necessidades de pão e dignidade humana.
Fotos: CPT Piauí.
*Este relato faz parte da série de experiências da campanha 'Fraternidade Sem Fome, pão na mesa e justiça social'