Em sintonia com o Dia Internacional da Agricultura Familiar, celebrado em 25 de julho, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) apresenta ao público a sua Campanha de Solidariedade voltada para a garantia da sustentabilidade da entidade. Dioceses, paróquias e comunidades do campo e da cidade são convidadas a participar do “Dia de doar” para a CPT na semana do dia 25, contribuindo para a manutenção das ações da Pastoral.
Com o lema “Fraternidade sem Fome”, a ação se conecta com a Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que em 2023 pauta o combate à fome e a luta pela garantia da soberania alimentar da população brasileira. De acordo com dados do relatório sobre o Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI), publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), 21 milhões de pessoas não têm o que comer todos os dias em nosso país e 70,3 milhões vivem em situação de insegurança alimentar.
Fundada em junho de 1975, durante o Encontro de Bispos e Prelados da Amazônia da CNBB e realizado em Goiânia (GO), a CPT completa 48 anos de atividade em 2023. De lá para cá, a Pastoral se dedicou integralmente às lutas e demandas políticas dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, sendo um suporte para a sua organização de base na luta por direitos. “O homem e a mulher do campo são os que definem os rumos a seguir, seus objetivos e metas. Eles e elas são os protagonistas de sua própria história. A CPT os acompanha, não cegamente, mas com espírito crítico”, afirma o texto da missão da entidade.
Dom José Ionilton, bispo da prelazia de Itacoatiara (AM) e presidente da CPT, lembra que a Pastoral surgiu como resposta à realidade de posseiros e trabalhadores que eram escravizados na Amazônia. De acordo com o bispo, ainda hoje muitas destas comunidades contam com a ação solidária de organizações e pastorais como a CPT para sobreviver e garantir a permanência em seus territórios tradicionais de vida e de direito.
“Diante da violência e da vulnerabilidade enfrentada por essas comunidades, a missão da Igreja é estar vigilante e servir a esses povos servindo o evangelho de Jesus”, enfatiza Dom Ionilton. “Para que a CPT cumpra essa missão os desafios são muitos e também econômicos. Para manter acesa a chama de nosso serviço pastoral, no dia do agricultor e da agricultora, decidimos promover uma campanha de solidariedade, para você poder ajudar a quem trabalha na terra, a quem protege o meio ambiente”, convoca o presidente da Pastoral.
Participe
Na semana do dia 25 de julho, que marca a celebração internacional da Agricultura Familiar, os núcleos regionais da Pastoral da Terra realizarão celebrações para fazer memória da história e da missão da CPT. Durante a semana de celebrações, o público participante poderá fazer doações espontâneas para a entidade. Cada comunidade, paróquia ou grupo reunido receberá orientações de como realizar suas doações por meio de agentes da Pastoral da Terra em sua região.
As doações, entretanto, podem ser feitas a qualquer momento pelo site da CPT. Caso você tenha interesse em contribuir com a missão da Pastoral, acesse a página da campanha de solidariedade e faça sua doação por meio de depósito bancário, pix ou via plataforma paypal.
Dados bancários para depósito:
Caixa Econômica Federal
Agência 4520
Conta 386-0
CNPJ 02.375.913/0001-18
IBAN BR95 0036 0305 0452 0000 0003 860C 1
SWIFT CEFXBRSP
PIX: sustentabilidade@cptnacional.org.br