1° reunião do Fórum Regional Contra a Violência no Campo do Vale do Rio Doce, em Governador Valadares-MG. Foto: CPT Minas Gerais.
Na última sexta-feira, 23 de julho, foi realizada a primeira reunião do Fórum Regional Contra a Violência no Campo do Vale do Rio Doce, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras de Governador Valadares e São Geraldo da Piedade, em Governador Valadares-MG - Vale do Rio Doce. O Fórum tem o objetivo de combater a violência contra a população camponesa no Vale do Rio Doce e discutir propostas, programas, ações e políticas públicas que garantam a segurança do campesinato na região.
Na ocasião, estiveram presentes, além dos membros do sindicato, representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG), do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), da União Operária, da Cáritas Diocesana de Governador Valadares, da Cooperativa Regional de Economia Solidaria, da Agricultura Familiar e Agroecológica (Cresafa), do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), do Centro Agroecológico Tamanduá (CAT), da Associação de Cooperação Agrícola Oziel Alves Pereira (ACOAP).
Ainda, houve a participação das Comunidades Quilombolas de Águas Claras (Virgolândia-MG) e de Ilha Funda (Periquito-MG), além da presença expressiva de Comunidades Assentadas, com lideranças dos Assentamentos Oziel Alves Pereira e Barro Azul (Governador Valadares-MG), Assentamento 1º de Junho (Tumiritinga-MG), Assentamento Formosa Urupuca (São José da Safira), Assentamento Joaquim Nicolau da Silva (Chonim de Cima, Governador Valadares-MG) e do Assentamento Egídio Brunetto (Campanário-MG).
Na reunião, ainda compareceram os vereadores Mauricio Rodrigues de Souza (Tumiritinga-MG) e Carlos Antônio Lopes (Galiléia-MG), além de representantes dos mandatos dos deputados federais Padre João (PT-MG), Rogério Correia (PT-MG) e Leonardo Monteiro (PT-MG); e deputados estaduais Beatriz Cerqueira (PT), Leleco Pimentel (PT) e Betão (PT).