Moção de Repúdio à violência no campo e de clamor por justiça pelos companheiros e mártires da luta pela terra
O V Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra, reunido em São Luís do Maranhão, entre os dias 21 e 25 de julho de 2025, manifesta sua profunda solidariedade às famílias e comunidades dos companheiros tombados na luta, fazendo memória, dentre outros, a Zaqueu Fernandes Balieiro, Robson dos Santos (Bob), José Gomes de Souza (Zé dos Peixes), Cícero Rodrigues de Lima e às vítimas do Massacre de Felisburgo (MG).
Todas essas mortes se inserem em um mesmo cenário de brutalidade contra lideranças camponesas que ousam sonhar com um país mais justo e lutam pela terra, pela dignidade e pelos direitos dos pobres do campo. Seus assassinatos – cometidos de forma cruel e impune – são feridas abertas na história da luta agrária no Brasil, revelando a face perversa do latifúndio, da mineração predatória, do agronegócio violento e da omissão criminosa do Estado.
Ao acessar e utilizar estes dados, declaro que estou de acordo com a Política e regras de uso dos dados do Centro de Documentação "Dom Tomás Balduino" da CPT.