17 a 21 de maio de 2010
Montes Claros, Minas Gerais
III Congresso
Nacional da CPT
O III Congresso Nacional da CPT foi realizado em Montes Claros, Minas Gerais, de 17 a 21 de maio de 2010. O tema/lema que conduziu o evento foi “Biomas, Territórios e Diversidade Camponesa: No Clamor dos Povos da Terra, a Memória e a Resistência em Defesa da Vida”.
A cidade de Montes Claros foi escolhida porque integra a região do semiárido brasileiro, sendo formada pelos ecossistemas do Cerrado e da Caatinga, palcos de muitas lutas e resistências. O contexto em que se deu o III Congresso foi de grande crise do capitalismo mundial e de uma grande crise civilizatória, que derrubou velhas referências e construiu novas. Ainda, de avanço da devastação socioambiental do Cerrado, e ao mesmo tempo, momento em que a humanidade tomava consciência do grito da mãe terra, nossa casa comum. A CPT celebrava seus 35 anos e o número de participantes foi em torno de 760 pessoas.
O III Congresso alternou momentos de celebração com os de reflexão. Foi celebrada a memória das lutas enfrentadas, das vitórias duramente conquistadas e o sangue derramado pelas centenas de mártires da terra. Foram ouvidos, também, os clamores que vêm do campo, gritos de resistência em defesa da vida e dos territórios, dos biomas e de sua biodiversidade agredida, violentada, depredada, destruída. O evento contou, ainda, com análises da conjuntura sociopolítica, ambiental, econômica e eclesiástica. Estas análises elucidaram o cenário no qual se desenrolava a vida no campo e onde a CPT desenvolve sua ação.
No clamor dos povos da terra
Estas experiências, cheias de vida e de esperança, se misturam com o clamor diante do poder estarrecedor dos grandes projetos que, em nome de um equivocado crescimento, assassinam lideranças, expulsam povos tradicionais de seus territórios e degradam o meio ambiente com suas hidrelétricas, mineradoras, ferrovias, transposição de águas, irrigação intensiva, monocultivos, desmatamentos. São projetos impostos com arrogância, de cima para baixo, ludibriando a legislação agrária e ambiental.
– Trecho da Carta Final do III Congresso.