14 a 18 de junho de 2005
Cidade de Goiás, Goiás
II Congresso
Nacional da CPT
O II Congresso Nacional da CPT foi realizado na Cidade de Goiás, Goiás, de 14 a 18 de junho de 2005. O tema/lema que conduziu o evento foi “Fidelidade ao Deus dos Pobres, a serviço dos povos da Terra”.
A Cidade de Goiás foi escolhida porque a Diocese abraçou, desde o primeiro momento, a Pastoral da Terra. O município destacou-se, ao longo dos anos, pelo apoio às lutas e reivindicações dos trabalhadores do campo da região, já tendo conquistado 22 assentamentos da reforma agrária à época. Com o cruel assassinato de Irmã Dorothy no início do mesmo ano, a missionária foi proclamada patrona do Congresso. A CPT celebrava seus 30 anos e o número de participantes foi em torno de 986 pessoas.
A arquitetura do segundo congresso foi desenhada para que as experiências dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e dos agentes de pastoral fossem a matéria-prima da reflexão a ser desenvolvida. Nas oficinas, foram analisadas diversas experiências relacionadas às questões da terra, da água e direitos. Em grandes plenárias, foram apresentadas sínteses dos temas debatidos, que foram aprofundados pelos assessores convidados, acentuando pontos convergentes e os desafios que esta realidade apresenta. As experiências, as reflexões, a análise da conjuntura e os debates que foram realizados indicaram os rumos para a CPT e as grandes questões que deveriam ser enfrentadas por ela nos próximos quatro anos.
Mensagem de Dom Pedro Casaldáliga
São trinta anos de CPT. Ela não é mais menina, pode e deve se avaliar auto-criticamente. Com sinceridade, com generosidade e com muita esperança sempre. […] A fidelidade ao Deus dos pobres é essencial à CPT como Comissão Pastoral. Aliás, acho que é essencial a qualquer consciência humana, porque os pobres são a imensa maioria da humanidade. Essa primeira fidelidade ao Deus dos pobres, no serviço aos pobres da Terra, possibilita todas as outras fidelidades
– Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito e co-fundador da CPT, em ‘Ecos do II Congresso da CPT’