Caderno de
conflitos
Desde 1985, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulga, anualmente, os dados de conflitos no campo brasileiro, os quais são entendidos como ações de resistência e enfrentamento às diversas formas de violência em diferentes contextos sociais no âmbito rural, envolvendo a luta pela terra, água, direitos e pelos meios de trabalho ou produção. Como forma de denunciar esta realidade, os dados são sistematizados e analisados no relatório “Conflitos no Campo Brasil”, publicação amplamente reconhecida e vastamente utilizada por pesquisadores, instâncias governamentais, movimentos sociais e imprensa, formando um dos mais importantes acervos documentais sobre as lutas pela terra-território e formas de resistência dos trabalhadores e trabalhadoras da terra, das águas e das florestas, bem como sobre a defesa e conquista de direitos.

Conflitos no Campo Brasil 2024
Os últimos anos têm apresentado recordes no número de registros de Conflitos no Campo no Brasil desde o início da publicação, em 1985. Apesar da pequena queda em 2024, em relação a 2023, o ano passado ainda apresenta o 2º maior número de conflitos na história do registro da CPT.

Conflitos no Campo Brasil 2023
No primeiro ano de governo do terceiro mandato do presidente Lula, foram registrados os maiores números desde o início dos levantamentos, em 1985: ao total, foram 2.203 conflitos, contra 2.050 do ano anterior e 2.130 do ano de 2020, até então o ano com o primeiro lugar em conflitos.

Conflitos no Campo Brasil 2022
