Nota de solidariedade pelo falecimento do Frei Sérgio Antônio Görgem

A Comissão Pastoral da Terra (CPT), com pesar, lamenta a passagem da vida de Frei Sérgio Antônio Görgen, ocorrida hoje, dia 03 de fevereiro de 2026, no Assentamento Conquista da Fronteira de Hulha Negra. Frei Sérgio foi uma pessoa
que assumiu o carisma franciscano na defesa dos povos da terra, das águas e das florestas. Sua vida foi voltada na defesa aos direitos humanos e no acesso à terra aos empobrecidos. Com coragem, sabedoria e humildade soube dedicar sua vida junto aos seus confrades, militantes sociais, agentes de pastorais e, principalmente, junto das famílias camponesas e povos tradicionais.

Frei Sérgio era agente da CPT do Rio Grande do Sul, onde, desde o início, defendeu os sem terras e pequenos agricultores e agricultoras, contribuindo na fundação dos principais Movimentos Sociais do Campo. Esteve sempre engajado nas principais lutas como no massacre da Fazenda Santa Elmira ou participando nas greves de fome para denunciar as injustiças sofridas pelos pobres.

Um homem profundamente comprometido com as causas do Evangelho, sendo presença junto aos mais pobres, especialmente do campo. Nosso abraço fraterno e solidário aos familiares, amigos e amigas, a Congregação dos Franciscanos do RS e as milhares de lideranças de todos os movimentos sociais populares, lideranças pastorais, Romeiros e Romeiras da Terra, que o tinham como um grande companheiro de jornada. Frei Sérgio parte de volta para a casa do Pai, nos deixará saudades, mas também muitas lições, e a certeza de que a luta vale a pena.

Frei Sérgio Antônio Görgem presente!

Comissão Pastoral da Terra – CPT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *