DENÚNCIA: Quilombo Onça, em Santa Inês (MA), sofre nova invasão para desmatamento ilegal por fazendeiro


O crime ocorreu esta manhã (07). A comunidade se mobilizou e conseguiu expulsar os invasores, mas a ameaça ao Quilombo Onça continua. Registros: Quilombo Onça
Na manhã desta quinta (7/11), famílias do Quilombo Onça, em Santa Inês, no Maranhão, sofreram nova invasão de seu território para desmatamento ilegal por fazendeiro.
A comunidade foi surpreendida com a invasão do fazendeiro, escoltado por jagunços e trator, para derrubada criminosa da vegetação. A ação gerou diversos danos ao território, não somente pela vegetação devastada, mas pelo aprofundamento das violências históricas e cotidianas empenhadas contra as famílias.
Com resistência coletiva e mobilização, a comunidade, unida, enfrentou a violência e conseguiu expulsar o fazendeiro e seus jagunços, barrando a derrubada de mais árvores pelo trator e maiores prejuízos ao território, mas a ameaça continua.
O Quilombo Onça está no processo de conclusão do RTID, o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação, uma etapa essencial no processo de titulação de territórios quilombolas no Brasil. Enquanto a comunidade não tiver garantida sua titulação definitiva, com o título coletivo da terra, as famílias continuam vulneráveis a ataques de fazendeiros com interesses na área.
Mesmo com o recuo dos invasores, é preciso manter o alerta e fortalecer a denúncia pela integridade das famílias e dos territórios.
Por Júlia Barbosa (Comunicação CPT Nacional)
e Movimento Quilombola do Maranhão (MOQUIBOM)
Confira também:
16.08.2022 – AMEAÇADO POR FAZENDEIROS, QUILOMBO ONÇA (MA) REALIZA AÇÃO DE RESISTÊNCIA
03.11.2025 – ROMPENDO CERCAS E TECENDO TEIAS EM TERRITÓRIOS MARANHENSES*