Mais de 30 famílias sem-terra ficam desalojadas após incêndio em acampamento em São Paulo

Por Agro é Fogo, com informações da CPT-SP

Mais de 30 famílias do Acampamento Independência, no município de Guaiçara (SP), perderam suas produções e barracas diante de um incêndio na última segunda-feira (22/9). Segundo um agricultor acampado no território, o incêndio teria sido iniciado por volta das 12h por jagunços de um fazendeiro que disputa o local com as famílias camponesas.

Cerca de 20 animais foram mortos em decorrência do incêndio. Além da perda, as famílias ficaram sem seus equipamentos de subsistência, alguns acampados que utilizavam da pesca como recurso alimentar tiveram suas redes e materiais tomados pelo fogo. De acordo com informações repassadas para a Agro é Fogo, uma pessoa idosa chegou a ser levada para o hospital em decorrência do contato com a fumaça tóxica do incêndio.

A estratégia utilizada pelo agronegócio, além de impedir a retomada das famílias para suas casas, busca ceifar também suas maneiras de existência. Atualmente apenas uma parte das famílias pôde retomar para o acampamento, uma vez que sobraram apenas três barracas e poucos recursos para se manter ainda em luta na região.

Um boletim de ocorrência chegou a ser realizado no município Guaiçara (SP) pelos acampados, mas até a publicação não houveram informações sobre o desdobramento do registro. As famílias do território esperam, há pelo menos 20 anos, serem beneficiadas com a reforma agrária e o resultado têm sido a ofensiva do agronegócio e a falta de respostas do poder público sobre o seu direito a uma vida digna.

Leia também: Cerrado em Chamas: Famílias do Quilombo Grotão lutam contra incêndio provocado por negligência e descaso de autoridades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *