50 anos da CPT é destaque no programa Conexão Brasil de Fato nesta terça (26)

A entrevista destacou ainda o panorama dos conflitos no campo no Brasil e celebrou a homenagem recebida pela CPT por seus 50 anos no dia de ontem, em Sessão Solene na Câmara dos Deputados.

No programa de ontem (26/08), o Conexão Brasil de Fato entrevistou Maria Petronila Neto, coordenadora nacional da CPT, sobre os 50 anos celebrados pela Pastoral e o panorama de conflitos no campo durante essa trajetória. O diálogo abordou os desafios para o enfrentamento aos conflitos no campo, que violenta diária e historicamente milhares de famílias camponesas, sem terra e de povos e comunidades tradicionais e originárias.

Além das ações criminosas de grileiros, latifundiários e de grandes e cruéis empreendimentos no campo, Petrô ainda denunciou a ineficiência e falta de compromisso do Estado, pela não efetivação da Reforma Agrária e da política de demarcação, regularização e titulação de territórios indígenas e quilombolas.

Segundo o Atlas dos Conflitos no Campo Brasileiro, lançado recentemente pela CPT e que faz uma radiografia dos conflitos agrários das últimas quatro décadas, houve 2.008 ocorrências de assassinatos de camponeses entre 1985 e 2023. Rememorando a Romaria e Celebração dos Mártires Defensores/as da Vida, durante o V Congresso da CPT, realizado em julho em São Luís(MA), a coordenadora ainda destacou a morosidade na investigação de assassinatos no campo, que perpetua a impunidade também em casos de massacres, com a não responsabilização dos criminosos e acirramento dos conflitos.

A resistência dos povos, com seus modos de vida em confluência com a natureza e em enfrentamento aos projetos de morte do capital no campo, foi enaltecida pelas falas, que reforçaram a esperança insurgente e profética pela Terra Sem Males. “Acreditamos na força da organização dos povos e movimentos da sociedade civil no enfrentamento à tanta violência contra suas vidas e territórios. Seguimos firmes nessa missão, buscando ser sempre essa presença de resistência e profecia juntos aos povos”, declarou Petronila.

O momento ainda ressaltou a homenagem recebida pela CPT por seus 50 anos no dia de ontem, em Sessão Solene na Câmara dos Deputados. “Celebrar meio século da CPT é mais do que lembrar datas ou biografias. É reconhecer a força de um projeto coletivo, nascido da coragem de homens e mulheres comprometidos com a justiça, a dignidade e a libertação dos povos do campo. É homenagear uma trajetória marcada por fé, militância e compromisso com os últimos”, discursou o Deputado Federal Nilto Tatto, que convocou a sessão celebraria.

:: Assista à Sessão Solene da Câmara dos Deputados em Homenagem aos 50 anos da Comissão Pastoral da Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *