Nota de Pesar – Prof. Ariovaldo Umbelino de Oliveira

O prof. Ariovaldo Umbelino contribuiu com assessoria no II Congresso da CPT, na cidade de Goiás (GO), em 2005. Foto: Marina Moreira
O prof. Ariovaldo Umbelino contribuiu com assessoria no II Congresso da CPT, na cidade de Goiás (GO), em 2005. Foto: Marina Moreira

NOTA DE PESAR DA COMISSÃO PASTORAL DA TERRA PELA PASSAGEM DO PROF. ARIOVALDO UMBELINO DE OLIVEIRA

É com profundo pesar que a Comissão Pastoral da Terra – CPT lamenta o falecimento do professor Ariovaldo Umbelino de Oliveira, aos 78 anos, ocorrido no dia 02 de agosto deste, e presta solidariedade aos seus familiares, colegas e amigos. O prof. Ariovaldo, mestre da Geografia Agrária, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo – USP, prestou inestimáveis serviços de assessoria, por muitos anos, a movimentos e organizações sociais do campo, em todo território nacional, inclusive a nós da CPT.

Dedicado pesquisador e professor, foi pioneiro em interpretar a estrutura agrária brasileira concentracionista, constituída a base da grilagem de terras e mercantilização dos bens naturais, como cerne da Questão Agrária, eixo do poder e da falaciosa democracia no país, com tantos impactos negativos na vida de famílias camponesas, povos e comunidades tradicionais. 

Ariovaldo foi dos mais importantes geógrafos agrários do Brasil, com atilado senso crítico, seguro nos debates e nas argumentações teóricas agrárias. E sempre esteve também ao lado dos movimentos e organizações em luta pela Reforma Agrária e a democratização do acesso à terra e à vida digna no campo.

Ariovaldo esteve, em muitas ocasiões, junto à CPT em assessorias a assembleias e encontros de formação, como também em análises dos dados de conflitos no campo produzidos pelo nosso Centro de Documentação Dom Tomás Balduino – CEDOC. Já sentimos sua falta, em momento tão especial, quando celebramos jubileu de 50 anos e repensamos os rumos do nosso serviço pastoral. 

Confiantes que Deus Pai-Mãe da Terra o acolherá em seus braços em reconhecimento de sua profícua trajetória em defesa da vida. Seguiremos juntos/as, com sua presença viva na continuidade de nossas lutas. 

ARIOVALDO PRESENTE, PRESENTE, PRESENTE!

Goiânia, 04 de agosto de 2025.
Diretoria e Coordenação Nacional da CPT.

Confira também:

16.04.2016 – CONFLITOS NO CAMPO BRASIL 2015 É LANÇADO NO ACAMPAMENTO NACIONAL PELA DEMOCRACIA, EM BRASÍLIA

14.05.2016Camponeses, indígenas e quilombolas em luta no campo: a barbárie aumenta

08.05.2017 CONFLITOS DE TERRA NO BRASIL MATARAM MAIS DO QUE GUERRAS, DENUNCIA GEÓGRAFO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *