Escritor doa direitos autorais de obra literária para ação Chega de Escravidão, da CPT
As vendas do romance “Preso pela carne e pela alma”, que aborda o trabalho escravo contemporâneo, contribuem, a partir de agora, para as ações da Comissão Pastoral da Terra
Por Marília Silva
Divulgação
Como forma de apoiar o trabalho da Comissão Pastoral da Terra, especialmente no tocante às ações de denúncia e combate ao trabalho escravo contemporâneo, o autor Carlos Eduardo Wekid cedeu os recebimentos de direitos autorais relativos à sua obra “Preso pela Carne e pela Alma”, publicado pela Editorial Casa, para a Pastoral.
O livro conta a história de João, um sertanejo que constitui seu ser e sua família em meio às dificuldades e belezas do semiárido brasileiro, mas, em decorrência de uma seca severa, é arrancado de sua terra para ter seu trabalho explorado em outra região do país.
A saga de João se confunde à de inúmeros trabalhadores nordestinos que vivenciaram a negação de direitos e a violência, ao longo de décadas, nas monoculturas de cana-de-açúcar, em boa parte do Brasil. “Considero necessário que os brasileiros saibam que a escravidão ainda persiste nos dias atuais e muito perto de nós. Mostrar isso requer estratégia e logística, e a literatura pode ser um bom canal”, diz o autor.
Carlos Eduardo Gonçalves Wekid é natural de Campos de Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. Trabalha como revisor de textos e na elaboração de textos técnicos. À literatura, ele dedica as horas vagas. “Preso pela carne e pela alma” é o seu primeiro romance, desdobramento de um conto.
Durante dois anos, ele se dedicou à pesquisa sobre a realidade do semi-árido e os desafios do povo deste sertão. “Tenho uma dívida com a CPT, precisamente com o Frei Xavier Plassat, coordenador da Campanha De Olho Aberto para Não Virar Escravo, que me acompanhou na escrita e me contou muitas histórias”, conta Wekid.
A partir de agora, ao adquirir um exemplar, pelo site da Editoral Casa, ou pela Amazon, os leitores também estarão contribuindo para a sustentabilidade da Comissão Pastoral da Terra.
– Conheça a obra na página da Editoral Casa
– O livro também pode ser adquirido no site da Amazon