29º GRITO DOS EXCLUÍDOS E EXCLUÍDAS DE GOIÁS

Por Assessoria de Comunicação do 29º Grito

O 29º Grito dos Excluídos e Excluídas de Goiás, tradicionalmente realizado no Dia da Independência do Brasil, dia 7 de setembro, acontecerá em Goiânia a partir das 8h30 desta quinta-feira. A concentração terá início na rotatória da Alameda Higino Pires Martins, próxima às ocupações Paulo Freire e Solar Ville, no Setor Solar Ville. O ato seguirá em caminhada até a Ocupação Solar Ville e depois, continuará até a Paulo Freire onde será feito o encerramento. 

Sob o lema “Você tem fome e sede de quê?”, o ato visa dar espaço para que as comunidades da cidade, do centro, da periferia, do campo e da floresta, possam debater e buscar soluções para dar fim a todas as formas de exclusão e violência contra essas pessoas que, desde sempre, foram mantidas fora das discussões e dos espaços políticos de diálogo.

Nos 29 anos de realização do Grito, o tema permanente “Vida em Primeiro Lugar” aponta para o desafio e a possibilidade de pensar um novo sistema econômico, onde o lucro não seja algo sagrado e onde a economia esteja a serviço da vida, e não o contrário, como acontece hoje. E é isso que tanto se debate durante a mobilização.

A participação popular e a construção coletiva é o único caminho possível para isso. Assim, durante o Grito do Excluídos e Excluídas, tem-se como objetivo mobilizar as comunidades e grupos excluídos para lutar pelos direitos básicos de cada pessoa. É nesta perspectiva que, neste ano, questiona-se: “Você tem fome de sede do quê?”. A reivindicação é pelo direito à saúde, educação, moradia, trabalho, terra e território, comida, segurança, transporte e lazer. Direitos que todas as pessoas precisam ter para ter uma vida com o mínimo de dignidade e muitos ainda não possuem.

Neste ano, os eixos temáticos estão voltados para a promoção de políticas públicas de promoção de direitos humanos, sociais e ambientais, a luta pela democracia e soberania e o combate às violências estruturais, como o patriarcado e o machismo, o racismo e a defesa intransigente dos povos originários e o direito de habitarem suas terras. Além disso, a defesa pela economia e justiça social, e contra todas as formas de desigualdade.

Todos esses temas também estão relacionados com a caminhada de Dom Tomás Balduino, o bispo dos povos indígenas e da reforma agrária. Nesse ano em que comemoramos o seu Centenário, seu legado de defesa dos direitos humanos ressoa no Grito dos Excluídos e Excluídas em toda a América Latina.

 

SERVIÇO

29º GRITO DOS EXCLUÍDOS E DAS EXCLUÍDAS DE GOIÁS 

7 de setembro, às 8h

Setor Solar Ville

 

Assessoria de comunicação: 

Clara Domingos (62) 99912-4048

Gabriella Braga (62) 98215-6150

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *