Mais uma vítima do Massacre de Pau D’Arco
É com imensa tristeza que recebemos a informação da morte de Verônica Milhomem, na manhã desta segunda-feira, dia 5. Dona Vera, como era conhecida, perdeu os dois únicos filhos, além de dois irmãos, dois sobrinhos e uma cunhada no Massacre de Pau D’Arco, em maio do ano passado.
(Fonte: Justiça Global | Imagem: Gisele Barbieri)
Ela dependia da família, em especial dos filhos, para viver, pois fazia tratamento de hemodiálise e utilizava uma bolsa de colostomia. Após as sete perdas que teve que lidar, ela começou a apresentar um quadro de agravamento da doença, assim como uma tristeza muito grande. Em setembro, teve a perna amputada e, agora, veio falecer por complicações ligadas ao seu estado de saúde.
O Estado é responsável por essa morte. Em momento algum, qualquer esfera do poder público procurou a família de Dona Vera para prestar auxílio. Ela dependia da ajuda de familiares e amigos e, inclusive, foi feita uma campanha pública para poder ajudá-la financeiramente.
O falecimento de Dona Vera é mais um exemplo de como a violência no campo faz vítimas para além das que tombam inicialmente na luta pela terra. É algo que também acontece na cidade, onde famílias inteiras adoecem após esses crimes, ao se verem impossibilitadas de acesso à Justiça e responsabilização para aqueles que os cometeram.
SAIBA MAIS: Massacres no Campo
STF mantém prisão de policiais acusados de massacre em Pau D’Arco
NOTA PÚBLICA: Omissão do Estado faz nova vítima em Pau D’Arco
As investigações do Massacre de Pau D’Arco se encontram no momento paralisadas, sem que sejam apurados os fortes indícios de envolvimento de fazendeiros e autoridades públicas da região no crime. Sobre indenizações e reparações, a situação é a mesma.
Que Dona Vera descanse em paz. E que a luta por Justiça em nome dela e de todas as outras vítimas desse massacre continue até que os responsáveis sejam identificados e que essas mortes no campo tenham um fim.
Dona Vera, presente!