Seminário nacional discute direitos humanos no Brasil

Encontro em Brasília reúne sociedade civil, agências de cooperação internacional e órgãos públicos, e representantes do governo federal. Thiago Valentim, da coordenação executiva nacional da CPT, representa a Pastoral no Seminário.

 

 

(Monitoramento Direitos Humanos no Brasil)

Será realizado, nos próximos dias 30 e 31 de março, em Brasília, o Seminário “Direitos humanos no Brasil – a promessa é a certeza de que a luta precisa continuar”. O Seminário tem como objetivo atualizar o debate sobre a realidade brasileira e a importância estratégica do tema dos direitos humanos para o fortalecimento da luta social e a garantia de direitos no Brasil.

Neste sentido, o encontro vai buscar identificar os principais problemas e desafios acerca do tema e da ação em direitos humanos no Brasil, levando em conta a posição do Estado (governo) Brasileiro, a atuação da sociedade civil organizada e a relação com parceiros nacionais e internacionais. Além disso, é intenção do evento fortalecer os canais de diálogos e incidência política com órgãos governamentais e instituições públicas responsáveis pela promoção e garantia dos direitos humanos no Brasil. Por fim, os participantes devem definir linhas e estratégias para uma agenda comum, envolvendo os parceiros no escopo de atuação do monitoramento e da implementação dos DH no Brasil.

Já estão confirmados para o seminário representantes de dezenas de organizações e movimentos da sociedade civil (Cáritas Brasileira; CPT Nacional; CIMI; MAB; CONIC; Pastoral Carcerária; Intervozes; Plataforma DhESCA; FIAN Brasil; Fórum de Mudanças Climáticas; CESE/BA; Centro Gaspar Garcia/SP; CEAP/RS; SOS Corpo/PE; Comissão Pró Indio/SP; INESC/DF; CAA/MG; GTNM/BA; Núcleo de Estudos em Direitos Humanos da UFRJ e da UFG).

Representantes de agências de cooperação internacional (MISEREOR; Pão para o Mundo; Heks e Adveniat) também participarão do seminário e dos debates.

Na manhã do dia 31 de março, estão convidados a participar do seminário para uma interlocução politica com a sociedade civil e com as agências de cooperação, representantes de órgãos públicos e de governo, tais como a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR; Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão – PFDC; Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM/PR; Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR/PR; Secretaria Geral da Presidência – SGP; Casa Civil; Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA; além das Comissões de Direitos Humanos da Câmara e do Senado Federal.

 

PROGRAMAÇÃO

 

30.03.2015 – Segunda – feira

 

12:30 hs (Almoço)

 

14:00hs – Abertura (apresentação e acolhida)

 

Momento 1: Roda diálogo entre parceiros (sociedade civil e agências)

 

Tema geral: Direitos Humanos no Brasil- a promessa é a certeza de que a luta precisa continuar.

 

Dinâmica: A partir do texto base encaminhado aos parceiros, pontuando questões e aspectos para análise e reflexão sobre a situação dos direitos humanos no Brasil, provocar-se-á um debate aberto com os participantes sob dois enfoques:

 

Enfoque geral e estrutural da realidade brasileira e da luta em direitos humanos;

 

Enfoque centrado nos aspectos urgentes da agenda de direitos humanos no Brasil (a partir da experiência e do campo de atuação dos participantes).

 

Sistematização: Identificação dos principais problemas e desafios postos à agenda e à luta pela garantia dos direitos humanos no Brasil.

 

31.03.2015 – Terça-feira

 

09:30hs

 

Momento 2: Interlocução Política Sociedade Civil e Estado

 

Tema geral: Direitos Humanos no Brasil- a promessa é a certeza de que a luta precisa continuar.

 

Dinâmica: O texto também será encaminhado aos convidados para orientar a perspectiva da agenda de interlocução política com a sociedade civil.

 

Coordenação da Interlocução: Projeto Monitoramento em DH

 

Participantes convidados:

– Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

– Secretaria Geral da Presidência

– Casa Civil

– Comissão de Direitos Humanos da Câmara ou Frente Parlamentar de DH

– Comissão Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado

– Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão

– Secretaria de Políticas para as Mulheres

– Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

– Ministério do Desenvolvimento Agrário

 

31.03.2015 – Terça-Feira

 

13:30hs

 

Momento 3: Definição das linhas de atuação e das estratégicos para o monitoramento dos DHs.

 

– Socialização da agenda do projeto Monitoramento dos DH (até o final de 2015 e previsão sequencial).

 

– Definição das linhas e estratégias para atuação em conjunto do âmbito do projeto de monitoramento dos DH e da ação dos parceiros.

 

– Proposição de agendas comuns entre os parceiros e encaminhamentos.

 

16:00hs – Avaliação e encerramento

 

SERVIÇO

Seminário “Direitos humanos no Brasil – a promessa é a certeza de que a luta precisa continuar”

Quando: dias 30 e 31 de março.

Onde: Sede da Cáritas Brasileira (SGAN Quadra 601 Módulo F – Asa Norte – Brasília/DF – Fone: 3521-0351)

Quem: O seminário é uma realização do Projeto Monitoramento em Direitos Humanos, coordenado pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), Processo de Articulação e Diálogo entre as Agências Ecumênicas Européias e Parceiros Brasileiros (PAD) e Parceiros de MISEREOR no Brasil.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Secretário Executivo: Enéias da Rosa

Fone: (51)81410084

Email: eneias_2@hotmail.com ou secretaria.dhesc@gmail.com

Coordenação: Daniel Rech

Fone: (61) 81346020

 

Coordenação Geral:

Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH)

Processo de Articulação e Diálogo entre as Agências Ecumênicas Européias e Parceiros Brasileiros (PAD)

Parceiros de MISEREOR no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *