Coordenação nacional e CPT Nordeste II divulgam carta de solidariedade à família e amigos das freiras mortas no MS
Reunidos na 15ª Assembleia Regional da CPT Nordeste II, em Araras (PB), e com a presença de representates da coordenação nacional da CPT, o coletivo divulgou Carta de pesar e apoio aos familiares e amigos das irmãs Adelaide e Lucinda, mortas na última sexta feira, 16 de agosto, em um acidente automobilístico próximo à cidade de Juti (MS). Confira o documento:
Às Irmãs de São José, missionárias em Dourados MS,
Aos companheiros e companheiras da CPT do MS
Aos camponeses, indígenas, parentes e familiares
das IRMÃS LUCINDA E ADELAIDE.
Estamos reunidos, nestes dias, no coração da Paraíba camponesa, no Santuário do Servo de Deus Padre Antonio de Maria Ibiapina, para a Assembleia Regional da CPT Nordeste II. Somos cerca de 80 pessoas, entre agentes e camponeses, a maioria jovens. Vários de nós conheceram pessoalmente as Irmãs Lucinda e Adelaide. Neste nosso encontro, volta o pensamento a estas duas missionárias e a vocês todos que eram parte de sua vocação e de sua paixão, instrumentos e apoios de uma igreja que, nos passos de Jesus, se fez, há décadas no Mato Grosso do Sul, serva solidária das suas causas maiores: a vida e a dignidade dos pobres.
Celebramos a ressurreição de Lucinda e Adelaide irmãs nossas e irmãs do povo, junto com a memória de Margarida Maria Alves, que, a poucos quilômetros daqui, em Alagoa Grande, trinta anos atrás, deu a sua vida defendendo os camponeses. Para Lucinda e Adelaide, a longa e diuturna doação corajosa, generosa e fiel de suas vidas se transformaram em testemunho final até o momento deste acidente automobilístico. Como ocorreu para muitos e muitas da CPT que sempre se sentiram “empurrados pelo Espírito” a andar e estar nos caminhos do povo, ao encontro de seus sofrimentos e anseios.
O mesmo Espírito nos entrega, como CPT, como igreja e como humanos, o envio para continuar a missão de Jesus que Margarida Maria Alves, trinta anos atrás e Lucinda e Adelaide hoje entregam aos nossos corações aos nossos pés.
Recebam, com esta mensagem, nossa comoção e oração solidárias
A Coordenação Nacional da CPT e os participantes da 15ª Assembleia Regional da CPT do Nordeste II.
Com Lucinda e Adelaide,
celebramos a Alvorada,
Nossa Gente libertada,
Lutar não foi em vão.