II FEIRA ESTADUAL DA REFORMA AGRÁRIA E AGRICULTURA FAMILIAR EM PALMAS: AGROECOLOGIA E CULTURA CAMPONESA OCUPAM O ESPAÇO CULTURAL

Entre os dias 27 e 29 de março, a capital tocantinense recebe a diversidade da agricultura familiar e do extrativismo para celebrar a produção saudável e a resistência dos povos do campo

Por Nadson Ayres (Comunicação MST)

Foto: Coletivo Tucum

A cidade de Palmas se prepara para sediar a II Feira Estadual da Reforma Agrária e Agricultura Familiar, evento que consolida o diálogo entre a produção camponesa e o público urbano no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. O encontro reúne centenas de camponeses e camponesas vindos de territórios estratégicos como o Bico do Papagaio, Cantão, Médio Araguaia, Sudeste e Jalapão.

A feira disponibilizará mais de 200 variedades de produtos, destacando a riqueza da biodiversidade local com itens como o babaçu, jatobá, bacuri, buriti, açaí e o artesanato em capim dourado. O público poderá adquirir alimentos saudáveis, livres de veneno e cultivados sob práticas sustentáveis, que refletem a identidade das comunidades tradicionais do Tocantins.

O evento em 2026 carrega o legado de sucesso da primeira edição, realizada em 2025, que mobilizou mais de 3 mil pessoas e resultou na comercialização de 7 toneladas de alimentos. Naquela ocasião, a feira foi marcada por fortes atos políticos e uma vasta programação cultural que uniu místicas e rodas de conversa.

Para esta segunda edição, a expectativa é ampliar o alcance social e econômico, fortalecendo a rede de consumo consciente e o cooperativismo. Segundo Joice Santos da Coordenação Nacional do MST, a iniciativa busca manter o incentivo às trabalhadoras e trabalhadores, reforçando a luta por igualdade nos territórios por meio da agricultura familiar.

Foto: Coletivo Tucum

A programação deste ano destaca a diversidade do público participante, envolvendo mulheres extrativistas, acampados e assentados da reforma agrária, além de agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais. No Espaço Cultural, os visitantes poderão desfrutar da “Culinária da Terra”, com pratos típicos da gastronomia camponesa, e acompanhar apresentações de artistas regionais e coletivos culturais. Estão previstas, ainda, oficinas e rodas de conversa sobre soberania alimentar, reafirmando o caráter formativo que marca o evento.

A viabilização deste grande encontro é fruto de uma construção coletiva que prioriza o fortalecimento da agricultura familiar no estado. A realização da feira fica a cargo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Instituto de Cooperação Solidária (ICAT) e da Cooperativa dos Agricultores da Reforma Agrária e de Pequenos Produtores (COOPERAMAZONIA). O evento conta com o patrocínio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e recebe o apoio institucional fundamental do Incra, da Conab e da Prefeitura de Palmas, órgãos que atuam para garantir a estrutura necessária aos produtores.

A II Feira da Reforma Agrária e Agricultura Familiar se estabelece como um território de resistência e denúncia dos impactos do latifúndio e do uso de agrotóxicos e a monocultura, ao mesmo tempo em que celebra alternativas viáveis de relação harmônica com a natureza.

Ao transformar a capital em uma vitrine da agroecologia, o movimento reforça o papel da agricultura familiar, das camponesas e camponeses como guardiões da biodiversidade do Cerrado e da Amazônia e provedores de alimentos de qualidade para a sociedade. O convite estende-se a toda a sociedade palmense para vivenciar essa troca de saberes e sabores que, para além do comercio, representa um projeto de futuro mais justo e sustentável para o Tocantins.

Serviço

Feira Estadual da Reforma Agrária do Tocantins
Data: 28 a 30 de março

Horário: 27/03 (10h às 00h); 28/03 ( 09h às 00h); 29/03 ( 09h às 12h).

Local: Espaço Cultural – Área Verde 302 Sul, Avenida Joaquim Teotônio Segurado S/N, Plano Diretor Sul, Palmas/TO
 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *