Carta-convite: I Romaria do Pantanal e II Romaria Nacional do Cerrado
“De um lado e do outro do rio, estão plantadas árvores da vida,
que dão fruto doze vezes por ano; todo mês elas frutificam.
E as folhas das árvores servem para curar as nações” (Ap 22, 2)

Povos do Pantanal e do Cerrado, queremos fazer um convite muito especial: Venham construir com a Comissão Pastoral da Terra e a Diocese de Corumbá/ MS a I Romaria do Pantanal e II Romaria Nacional do Cerrado, que irá acontecer dia 06 de junho de 2026, em Corumbá, nas margens do Rio Paraguai.
Para os povos do Cerrado e do Pantanal as águas são sagradas, repletas de memórias, histórias e sabedoria ancestral. As águas fazem parte de sua existência. É isso que nos mobiliza para esta Romaria, a defesa dos territórios das águas: “No Cerrado e Pantanal, correm os segredos sagrados das águas”.
A Articulação das CPT’s do Cerrado, juntamente com o Regional Mato Grosso do Sul e a Diocese de Corumbá, já está empenhada na organização deste momento profético, fortalecido pela mística dos povos da terra e das águas. A programação está sendo construída com atividades formativas, espaços de intercâmbio, anúncios e denúncias da vida no campo, além da tradicional peregrinação das romeiras e dos romeiros.
Por isso, a programação inicia antes, nos dias 3 e 4 de junho acontece o intercâmbio das comunidades. Dia 4 a noite teremos a acolhida de 400 companheiros e companheiras, vindos de regiões do Mato Grosso do Sul e dos outros 8 estados que compõem o Cerrado, para um momento de espiritualidade. Dia 5 estes mesmo participantes entrelaçam suas histórias, memórias e ancestralidades em lutas na grande plenária – e também na realização da Feira Cultural e Ecológica.
O tema da Romaria chega para fazer ecoar o chamado ao cuidado com a Casa Comum, das fontes da vida, denunciar as injustiças e fortalecer a esperança coletiva que brota da caminhada dos povos. Em consonância com a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, e da exortação apostólica do Papa Leão XIV “Eu te Amei”, a deixar-se evangelizar pelos pobres, reconhecendo neles a face de Cristo, garantindo-lhes direitos fundamentais. Também convoca o engajamento e implementação de políticas públicas eficazes que resolvam as causas estruturais da pobreza e promovam a justiça social, incluindo o combate à escravidão e à violência contra as mulheres.
De caráter ecumênico e macroecumênico, o peregrinar valoriza a dimensão religiosa e espiritual, sem abrir mão de sua vocação profética: mais do que consolar, busca transformar a realidade e fortalecer a luta por justiça socioambiental, colocando no centro o coletivo, o Bem Viver dos povos e sua caminhada histórica.
Vamos juntas e juntos? Marque na agenda e organize a sua Caravana. Em breve chegaremos com mais informações. Se esta carta aguçou a sua curiosidade, entre em contato com a articulação das CPT´s do Cerrado ou com a CPT-MS.
Desejamos boas festas à todas e a todos!
Um Natal de esperanças e um 2026 de paz e harmonia com a nossa Casa Comum.


