CPT realiza sessão de exibição do filme “O Evangelho da Revolução” em Sobral (CE)

O Evangelho da Revolução retrata a trajetória da Teologia da Libertação e o engajamento de pessoas cristãs em lutas sociais da América Latina. Foto: CPT Sobral/CE
O Evangelho da Revolução retrata a trajetória da Teologia da Libertação e o engajamento de pessoas cristãs em lutas sociais da América Latina. Foto: CPT Sobral/CE

Na noite da última quinta-feira, 11 de dezembro, a Sala de Cinema Falb Rangel recebeu a exibição do documentário de longa-metragem “O Evangelho da Revolução”, reunindo cerca de 100 pessoas, dentre animadores de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), agentes da CPT, lideranças religiosas, estudantes e membros da comunidade.

O filme, dirigido pelo francês François-Xavier Drouet, retrata a trajetória da Teologia da Libertação e o engajamento de cristãs e cristãos nas lutas sociais da América Latina — da resistência às ditaduras às batalhas pelos direitos indígenas e pela terra, que deram origem a organizações como a CPT e o MST.

A sessão foi realizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), com apoio do Instituto Teias da Juventude e da Prefeitura de Sobral, sendo parte da comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos.

De acordo com Francisco Silva de Souza (Chiquinho), agente da CPT da Diocese de Sobral e da Campanha “De Olho Aberto para Não Virar Escravo”, a exibição do documentário reuniu de forma oportuna: padres, pastores, religiosas, representantes de movimentos e organizações sociais, resgatando a memória da luta na defesa e a construção de uma Igreja e um Evangelho comprometido com as pessoas excluídas e marginalizadas, a partir da opção preferencial pelos pobres.

“Foi muito importante, porque trouxe para Sobral e a região norte do estado do Ceará, uma vivência muito importante e muito conectada com a realidade, haja vista que nessa região, nos anos 1960, no auge da Teologia da Libertação, havia uma movimentação muito grande da organização da luta do povo, de ocupações, assentamentos e da atuação das pastorais de lutas e sociais na Diocese de Sobral. Também lembramos de figuras inspiradoras, como foi Dom Oscar Romero, Dom Helder Câmara, Dom Luciano Mendes e tantos e tantas que doaram suas vidas na defesa do reino e na construção do Reino”, afirma Chiquinho. 

A equipe da CPT e o público aproveitaram para agradecer profundamente a François Xavier pela disponibilidade do filme, “oportunizando às pessoas o acesso à memória histórica da teologia libertadora e do evangelho comprometido com os últimos e os penúltimos. As pessoas ficaram muito emocionadas no final do filme, com a riqueza de imagem, de detalhes, de memória histórica ali apresentada”, completou o agente da Pastoral.

O Evangelho da Revolução

Registrado em El Salvador, Brasil, Nicarágua e México, com imagens atuais e de arquivo, o filme apresenta vozes históricas, como Frei Betto e Leonardo Boff, ao lado de militantes anônimos que fizeram da fé um instrumento de transformação. No Brasil, destaca-se o papel da Igreja progressista na queda da ditadura, com atenção especial à atuação de Dom Hélder Câmara.

Uma das sequências centrais mostra as ocupações de terra acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), que deram origem ao MST.

O diretor, inspirado na obra de Eduardo Galeano, assume um olhar subjetivo para articular “a pequena e a grande história”, devolvendo às novas gerações a memória viva da construção de um projeto popular latino-americano.

A obra reconstitui, pela primeira vez, a participação de cristãos e cristãs nas lutas pela emancipação dos povos latino-americanos da resistência às ditaduras às mobilizações por terra e pelos direitos dos povos indígenas. O documentário aborda tanto a influência política e social da Teologia da Libertação quanto a repressão que sofreu, tanto por parte dos regimes militares quanto os conflitos internos com a hierarquia da Igreja.

Após circular por diversos festivais e estrear em cinemas de cinco países europeus, o filme chegou a várias capitais brasileiras, nestes meses de novembro e dezembro, e estará disponível em múltiplas plataformas. O filme também será disponibilizado gratuitamente para organizações que desejarem realizar sessões públicas.

E-mail: oevangelhodarevolucao@posteo.com.br
Instagram: @oevangelhodarevolucao / Facebook

Por equipe CPT Sobral/CE
Edição: Carlos Henrique Silva (Comunicação CPT Nacional)

Confira também:

11.08.2011 – QUARENTA ANOS DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO (Artigo de Leonardo Boff)

29.08.2025 – ARTIGO | 50 ANOS DA COMISSÃO PASTORAL DA TERRA: UM MARCO DE FÉ E RESISTÊNCIA (Artigo do deputado federal Nilto Tatto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *