Agricultores e agricultoras do sul e sudeste do Pará participam de formação em recuperação e proteção de nascentes

Entre os dias 16 a 18 de setembro de 2025, ocorreu no município de Marabá (PA), no Projeto de Desenvolvimento Sustentável Porto Seguro, a formação de recuperação e proteção de nascentes. A atividade reuniu agricultores e agricultoras familiares de 7 municípios da região sul e sudeste do Pará, além da presença de professores e estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e UEPA campus Marabá, além da Imaflora e agentes da CPT-PA.

O objetivo da formação foi identificar grotas, nascentes de rios e igarapés que estejam ameaçados de degradação ambiental, objetivando orientar as famílias sobre estratégias de manutenção e recuperação dessas áreas, a partir do reflorestamento de espécies florestais que ajudem na captação de água e conservação de recursos hídricos, a exemplo de açaí, buriti e outras árvores nativas.

O objetivo da formação foi identificar grotas, nascentes de rios e igarapés que estejam ameaçados de degradação ambiental, e que precisem de recuperação. Foto: Lucas Gomes / CPT Marabá
O objetivo da formação foi identificar grotas, nascentes de rios e igarapés que estejam ameaçados de degradação ambiental, e que precisem de recuperação. Foto: Lucas Gomes / CPT Marabá

Foram recuperadas duas nascentes, sendo uma no PDS Porto Seguro e outra na Ocupação Helenira Rezende, ambas no município de Marabá.

Formação de recuperação e proteção de nascentes reuniu agricultores e agricultoras familiares, professores, estudantes e agentes da CPT-PA. Foto: Lucas Gomes / CPT Marabá
Formação de recuperação e proteção de nascentes reuniu agricultores e agricultoras familiares, professores, estudantes e agentes da CPT-PA. Foto: Lucas Gomes / CPT Marabá

“As pessoas não olham pra as próximas gerações, que é teu filho, teu neto, teu bisneto. Quem conserva a natureza, as nascentes, vai ter água pra a próxima geração. E quem não preservar, como vai ser o futuro? E água doce é o quê? É vida”, afirmou o agricultor Pedrinho, do P.A. Escalada, município de Rio Maria.

A atividade teve como facilitador o agente da CPT Mato Grosso, Baltazar Ferreira de Melo, sendo este intercâmbio um fruto da partilha das experiências durante o V Congresso da CPT, realizado em julho. Agentes e comunidades de Mato Grosso apresentaram a experiência “Cuidar do Cerrado: Recuperar e proteger nascentes”, na Tenda Tambor da Mata, e a partir desta aproximação e com a articulação entre as equipes regionais, foi possível a realização do encontro.

Conheça e baixe gratuitamente o Caderno de Experiências do V Congresso, que já está disponível em nosso site (Tecer Teias, pág. 78): https://cptnacional.org.br/documento/caderno-experiencias-cpt/

“Agora, daqui pra frente, eu já vou discipular, ou seja, vou catequizar, vou ensinar pessoas a terem esse entendimento, esse conhecimento e essa luz que eu não tinha. Não vai ficar só comigo. Vou multiplicar na minha região, o que é difícil, porque eu vivo num contexto que é dominado pela pecuária. Só eu estou lá inserido, e são poucas famílias que têm esse espírito de conservar as nascentes, a mata”, concluiu o agricultor Pedrinho.

A partir dessas partilhas de saberes, a CPT Pará vem buscando defender e proteger os recursos naturais, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas na região.

Confira também:

08.08.2025 – “DEIXE-ME VIVER, FALAR, CRESCER E ME ORGANIZAR”: O V CONGRESSO DA CPT SE ESPALHA NAS TENDAS DE EXPERIÊNCIAS DE ROMPER CERCAS E TECER TEIAS

Por Equipe CPT Marabá/PA
Edição: Carlos Henrique Silva (Comunicação CPT Nacional)

Fotos: Lucas Gomes / CPT Marabá

Um comentário

  1. 🌱 Recuperação de Nascentes: Investindo no Futuro da Água e da Vida

    Tive a oportunidade de acompanhar e participar de uma importante capacitação de recuperação de nascentes realizado na região de Marabá, no PDS Porto Seguro. Essa iniciativa demonstra, na prática, como ações locais podem gerar impactos positivos duradouros para toda a comunidade.

    A proteção e recuperação de nascentes não apenas garantem a disponibilidade de água de qualidade para as presentes e futuras gerações, como também ajudam a preservar a biodiversidade, estabilizar o solo e melhorar o microclima. Além disso, promovem o fortalecimento da agricultura familiar e da segurança hídrica, pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável da região.

    Gostaria de agradecer à CPT – Comissão Pastoral da Terra pelo convite para participar desse importante trabalho. É inspirador ver como a união entre comunidades, instituições e sociedade civil fortalece a conservação dos nossos recursos naturais.

    Cuidar das nascentes é cuidar do futuro. 💧🌱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *