Nota Pública – Papa Leão XIV

“Devemos buscar juntos como ser uma Igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes, que dialoga, sempre aberta a acolher com o rosto aberto a todos aqueles que precisam da nossa presença, do diálogo, do amor. Queremos ser uma Igreja sinodal, uma Igreja que caminha, uma Igreja que sempre busca a paz, sempre busca a caridade, sempre procura estar próxima, especialmente daqueles que sofrem.” (Papa Leão XIV)
A Comissão Pastoral da Terra (CPT) recebe com alegria a eleição do papa Leão XIV, ocorrida nesta quinta-feira, 08 de maio, e se soma a esta vontade de fortalecer uma Igreja que se coloca ao lado das pessoas empobrecidas.
Desejamos colaborar com este pontificado insistindo no protagonismo dos povos e das comunidades, na luta por reforma agrária, na defesa da titulação das terras indígenas e na defesa da Casa Comum. Há em nós um otimismo, de que as linhas de orientação do saudoso Papa Francisco continuam vivas a partir da primeira aparição e fala do Papa Leão XIV.
Sendo uma pastoral que atua junto aos povos e comunidades trabalhadoras da terra, das águas e das florestas, desejamos que este pontificado seja de continuidade do diálogo, da promoção da vida e da dignidade de pessoas amadas de forma incondicional por Deus, e de denúncia e profecia contra toda violência, injustiça, exploração e ódio, principalmente contra as pessoas mais vulneráveis.
Sendo Presença, Resistência e Profecia, continuaremos firmes, juntas e juntos para colaborar com esta igreja sinodal.
Secretaria Nacional da CPT
Goiânia, Goiás, Brasil, 09 de maio de 2025.
Tenho interesse em receber o documento da CPT.
Olá, Elza, agradecemos o seu interesse. Vamos te enviar resposta por e-mail.