CPT Regional Pará realiza visita e acompanhamento técnico junto à equipe e comunidades em Xinguara

Por Equipe CPT Regional Pará

Entre os dias 18 a 20 de outubro, a coordenação regional da CPT Pará esteve presente junto à equipe em Xinguara, na região sudeste do Estado. Na oportunidade, houve reuniões entre a equipe e a coordenação regional, além de uma reunião com a presença do Coletivo Veredas, um grupo formado por advogados populares na região e que vem dialogando com a CPT, para o fortalecimento de parcerias e iniciativas conjuntas que possam atender as populações do campo na região.

Reunião com CPT e coletivo Veredas em Xinguara/PA

O acompanhamento junto à equipe teve também  o objetivo de visitar e reunir com famílias nas áreas acompanhadas pela equipe local. Durante os dias, visitamos as  comunidades do Projeto de Assentamento (PA) Jane Julia, em Pau D´Arco.

Reunião com famílias no PA Jane Júlia em Pau D’Arco

“Lá foi possível reunir com algumas das famílias para saber como estavam e compartilhar informações acerca do acompanhamento jurídico feito na área, além da visita ao memorial onde se realiza anualmente o Ato em memória das vitimas assassinadas de Pau D´Arco”, afirma Francisco Alan Santos, que integra a coordenação regional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visita ao memorial das vítimas do massacre de Pau D’arco

No domingo, visitamos a comunidade Dina Teixeira, na oportunidade foram feitas a distribuição de mudas de açaÍ, buriti e outras plantas frutíferas, a serem plantadas em áreas próximas a nascentes garantindo a preservação das mesmas, além de orientações técnicas sobre tratos culturais (poda e adubação) no cultivo de cacau realizados pelas famílias acompanhadas. 

Entregas de mudas para as famílias da comunidade Dina Teixeira

“A gente vem aprendendo muito com a CPT. Antes eu não sabia como fazer o serviço com a plantação. Ai a gente vem participando desses encontros e troca de informação. Foi depois desse encontro que eu venho aprendendo mais”, relatava um dos trabalhadores durante a visita feita em sua residência, após encontro de intercâmbio que ele participou.

Orientação técnica junto a trabalhadores na comunidade Dina Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *