Moradores da ‘Gleba Pelissioli’ promovem doação de alimentos em Santa Terezinha (MT)

Por Everton Antunes (Comunicação CPT Nacional), com informações da CPT Araguaia

Fotos: CPT Araguaia

 

Na manhã da última sexta-feira (12), moradores da Gleba Carlos Pelissioli, localizada no município de Santa Terezinha (MT), realizaram uma campanha de doação de alimentos provenientes da agricultura familiar. Ao todo, a comunidade distribuiu cerca de 1.600 quilos de alimentos e 600 litros de leite.  

Com o apoio da Comissão Pastoral da Terra equipe Araguaia, a comunidade distribuiu frutas, laticínios e verduras em duas escolas, uma creche, um hospital, bairros do município mato-grossense, além de órgãos públicos da cidade. Os trabalhadores e trabalhadoras rurais da gleba doaram mandioca, banana, coco, laranja, limão, polpas de fruta, frango, queijo, abóbora, mamão, ovo e maracujá. 

Moradora do território desde 2008, Luciana Araújo reforça o papel da comunidade para Santa Terezinha. “Assim, as pessoas vão ver que nós existimos: trabalhadores e trabalhadoras rurais da [Gleba] Carlos Pelissioli”. Além disso, Marizete Dias, que também integra a gleba, relata a experiência de participar da iniciativa,“foi um sucesso. Estamos positivos que alcançamos o objetivo de mostrar para o município, para as pessoas, a Carlos Pelissioli, como agricultores e agricultoras da agricultura familiar”.   

A Comunidade        

Ocupada desde 2008, a Gleba Carlos Pelissioli, localizada no município de Santa Terezinha, no Mato Grosso, abriga cerca de 80 famílias ao longo de 5 mil hectares. Principal gênero alimentício da cadeia produtiva desta comunidade, ao todo, são produzidos cerca de 35 mil litros de leite mensalmente.

Atualmente, a gleba é ameaçada pela agropecuária São Sebastião, que possui aproximadamente 46 mil hectares de terra no Mato Grosso e 60 mil hectares no Pará, e reivindica o território onde vivem as famílias. No entanto, conforme argumenta Naira Maranhão, agente da CPT Araguaia, há vários indícios de que a porção de terra reclamada pela agropecuária é uma área da União. A comunidade cobra do governo estadual a homologação da terra onde vive. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *