CPT Araguaia-Tocantins divulga programação da Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Em 2023 fazemos memória aos 19 anos da revoltante “Chacina de Unaí”, que no dia 28 de janeiro de 2004, vitimou os auditores-fiscais do Trabalho, Eratóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva, e o motorista do Ministério do Trabalho, Ailton Pereira de Oliveira. O grupo sofreu uma emboscada e foi assassinado por pistoleiros enquanto verificava denúncias de exploração de trabalhadores na zona rural do município de Unaí (MG).

Texto e imagem: CPT Regional Araguaia Tocantins

Depois de quase duas décadas, o crime permanece impune, visto que os mandantes continuam livres. Por isso, em memória às vítimas e pela erradicação do Trabalho Escravo, a CPT e parceiros realizarão diversas ações no estado do Tocantins durante a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (25 a 30 de Janeiro de 2023).

Confira a programação:

Tocantins

Nova Olinda: No dia 24/01 (terça-feira) acontecerá a formação com servidores da assistência social sobre fluxo de atendimento às vítimas do trabalho escravo; no dia 27/01(sexta-feira) está programada a Caminhada Contra o Trabalho Escravo pelas principais ruas do município, desenvolvida pela CPT Regional Araguaia-Tocantins (CPT-AT), Secretaria de Saúde e Prefeitura de Nova Olinda (TO).

Muricilândia: No dia 27/01 (sexta-feira), os jovens quilombolas acompanhados pela CPT-AT realizarão panfletagem em suas respectivas comunidades, Quilombo Dona Juscelina e Quilombo Dona Domicília; no dia 28/01 (sábado), será realizada a VI Caminhada de Combate ao Trabalho Escravo no Quilombo Dona Juscelina, com a presença das comunidades vizinhas.

Nova Olinda: Ainda no dia 27/01 (sexta-feira) haverá a exibição do filme Pureza para mulheres de bairros urbanos, às 18h, no salão Paroquial da cidade.

Aragominas: No dia 27/01 (sexta-feira), haverá panfletagem organizada pela CPT-AT e pela comunidade Quilombo Pé do Morro.

Araguaína: No dia 28/01 (sábado), às 8h, ocorrerá a panfletagem na PRF, e às 10h está marcada panfletagem e roda de capoeira no Mercado Municipal organizadora pela CPT-AT e Centro Cultural Casa da Capoeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *