Passos para recuperar uma nascente: metodologia regional Goiás
Definir previamente quais serão os processos para guiar um trabalho de recuperação de nascentes é fundamental para garantir o bom desempenho da atividade. Na CPT, cada regional possui autonomia para criar e colocar em prática a sua metodologia.
Metodologia do Regional Goiás
1 – Apresentação metodológica e sensibilização
Apresentação e aprovação pelo grupo da proposta metodológica de trabalho para o cumprimento das atividades e consequentemente da ação. Firmar também acordos coletivos para o bom andamento dos trabalhos, como horários e dias semanais das atividades, parcerias e outros.
2 – Visita técnica
Diagnosticar a situação de nascentes que precisam de proteção e cuidados.
3 – Formação técnica
Promover encontros, a partir do método da Educação Popular, sobre: Como identificar e respeitar a declividade do terreno; Construção do nível de mangueira e nível A; Demarcação de curva em nível; Levantamento das plantas nativas da região e endêmicas das nascentes.
4 – Mutirão de cercamento e revegetação da nascente
Medição das áreas Áreas de Preservação Permanentes (APP) das nascentes; Construção da cerca para proteção das mesmas; Limpeza do local onde se encontra o olho d’água; Ações de abertura, desobstrução e calçamento onde for necessário ou pequenas barragens protegidas, barreiras em nível naturais e artificiais para melhorar a infiltração das águas das chuvas.