#DiadasMulheres | “Mulheres em luta, na cidade, no campo, nas águas e nas florestas, rompendo as fronteiras da opressão”
A Articulação das Pastorais do Campo celebra a luta das mulheres camponesas, indígenas, pescadoras, quilombolas e migrantes, na cidade, no campo, nas águas e nas florestas, rompendo com as fronteiras da opressão, patriarcado e capitalismo. Diversas ações estão sendo realizadas pelas mulheres do campo, das águas e das florestas em todo o país. Acompanhe:
Com o avanço da COVID 19 no último ano, as mulheres seguiram nas linhas de frente da resistência, enfrentando impactos e as violências doméstica, política e institucional, que assolam seus corpos e territórios. O aumento da violência de gênero se destaca durante a pandemia, somente no primeiro semestre de 2020 houve um crescimento de 22% nos registros de violência contra a mulher, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Mulheres camponesas, quilombolas, indígenas e pescadoras continuam enfrentando impactos socioambientais em seus territórios, através de grandes empreendimentos, garimpo, desmatamento e contaminação das águas, que seguiram operando em um projeto de destruição e ameaça aos modos de vida e bem viver dos povos e comunidades tradicionais, aliados às políticas instituídas no atual governo. A crise migratória também avança, com o fechamento das fronteiras, aumento do desemprego e insegurança alimentar, mulheres migrantes encontram-se em situação de vulnerabilidade social, no Brasil e no mundo.
Faz-se necessário o apoio às lutas das mulheres por mais saúde e dignidade, para que suas vidas não sejam ainda mais ameaçadas e violentadas, resistindo contra as opressões de gênero, exigimos: vacinação contra COVID19 e auxílio emergencial para todas e a defesa do impeachment de Jair Bolsonaro e suas políticas de genocídio e morte contra a população brasileira.
ACOMPANHE AS AÇÕES DAS MULHERES EM TODO O BRASIL:
– 08/03 – 12h00 – Lançamento Manifesto das Mulheres do Cerrado: Construindo (Re)Existências
– 08/03 – 14H00 – Lançamento da ANMIGA e Março das Originárias da Terra: A Mãe do Brasil Indígena
– 08/03 – 19H30 – Movimento de mulheres em Goiás realiza Super Live Feminista no 8 de março
– 08/03 – Mulheres da CPT Acre atendem 50 famílias vítimas das cheias em Boca do Iaco, Sena Madureira (AC)
– 08/03 – #DiadasMulheres #8M | Mulheres do Norte de MG tecem resistência
– 10/03 e 11/03 – Mulheres camponesas do Sudeste do Pará realizam roda de conversa virtual
– Vídeo CPT-BA: Como seria o mundo sem machismo por 24 horas?
– “A terra é tudo pra mim”: mulheres que enfrentam o latifúndio em busca de liberdade
– Coletivo de mulheres do Cerrado no Oeste baiano protestam pelo direito à vida