CPT realiza capacitação em elaboração de Projetos Agroecológicos na BR 163 no oeste do Pará

Entre os dias 30 de abril e 03 de maio está sendo realizada na cidade de Itaituba (PA), uma oficina de Elaboração de Projetos Socioambientais, organizada pela equipe da CPT local em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaituba. Cerca de 60 lideranças participam da formação.

Texto e Foto CPT Prelazia de Itaituba (PA)

A Comissão Pastoral da Terra da prelazia de Itaituba faz parte do comitê gestor do FUNDO DEMA, e, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaituba, organizou a oficina de Elaboração de Projetos Socioambientais, na cidade de Itaituba, entre os dias 30/04 e 03/05, com a participação de 60 lideranças, que representam associações de mulheres do campo, agricultores familiares, comunidades tradicionais e indígenas, dos municípios do território da BR 163: Itaituba, Rurópolis, Novo Progresso, Trairão e Jacareacanga.

A oficina tem como objetivo, contribuir no processo de capacitação para facilitar o acesso das associações comunitárias à chamada pública “Amazônia Agroecológica” em parceria com o Fundo Amazônia, voltada ao apoio de agricultores familiares, agroextrativistas, indígenas, quilombolas e mulheres da Amazônia. A metodologia utilizada durante a oficina contempla a participação ativa de todas as lideranças presentes, tanto na explanação sobre o conteúdo da Chamada Pública, suas temáticas priorizadas, assim como o exercício prático de elaborar projetos. Ao todo, durante a oficina, foram elaborados cerca de 20 projetos, das mais diferentes ações produtivas de trabalho agroecológico.

Os projetos elaborados, foram construídos a partir dos desafios e realidades socioambientais das comunidades, em busca da construção de um modelo sustentável de economia, fortalecendo e ampliando a comercialização dos produtos produzidos pelas famílias, considerando as práticas agroecológicas.

A CPT da Prelazia de Itaituba, exerce um papel de articuladora das iniciativas de produção junto aos grupos acompanhados. Nosso papel é contribuir com a qualidade de vida no campo, seja através de iniciativas como estas em parceria com FUNDO DEMA/FUNDO AMAZÔNIA, bem como na luta pela efetivação das políticas públicas para o campo”, diz Elmara Guimarães, da equipe da CPT da Prelazia de Itaituba e do Comitê gestor do FUNDO DEMA.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *