Faleceu Pe. Victor Asselin, primeiro vice-presidente da CPT

Faleceu no Canadá o Padre Victor Asselin, primeiro vice-presidente da CPT, ao lado de Dom Moacir Grecchi, como presidente.  Há pouco mais de dois anos ele havia descoberto um câncer, já generalizado. Passou esses últimos momentos no Canadá junto da família. Morreu nas primeiras horas do dia de  hoje, 23 de agosto.

 

Victor fez parte da CPT desde a primeira hora. Participou do encontro, em Goiânia, em 1975, do qual nasceu a CPT. Em 1976, assumiu a responsabilidade de articular os agentes de pastoral do Maranhão, para  formar a CPT no estado. 

 

Natural do Canadá, Victor logo se tornou maranhense.  Ele buscava conhecer profundamente a realidade do estado e o que se escondia por trás da violência que os camponeses e camponesas sofriam. Procurou conhecer um grilo de terras no Pindaré e descobriu uma verdadeira rede de grilagem, enorme, surpreendente.  Isso o levou a escrever o livro Grilagem: corrupção e violência em terras do Carajás, editado em 1982 e reeditado, em 2009, nas palavras de Victor para que a “jovem geração, aquela que não teve oportunidade  de tomar contato com a experiência de seus pais e avós, de se aproximar dela e fazer sua, a árdua experiência desses heróis que moldaram sua personalidade na coragem e na paixão pela defesa do Estado.”

 

Como diz Inaldo, ex-coordenador regional da CPT Maranhão, “padre Victor foi sempre uma referência no estado ao se tratar dos problemas da terra, tanto no campo, quanto na cidade. Mesmo afastado da CPT nos últimos anos, a preocupação com a terra esteve presente em sua vida. Ele ajudou a regularização de muitos bairros em são Luís”.

 

A Coordenação Nacional da CPT expressa suas condolências e solidariedade a seus familiares e companheiros e companheiras de caminhada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *