200 agricultores ocupam o INCRA na Paraíba

Na manhã de ontem, 16 de novembro, 200 agricultores ocuparama  sede do Incra em João Pessoa (PB). Entre as reivindicações está o pagamento e liberação dos TDA’s da área já desapropriada, Fazenda Linda Flor.

Os agricultores dos acampamentos do Agreste e do Litoral da Paraíba, ocuparam a sede do INCRA, ontem, dia 16 de novembro de 2011, exigindo aceleração nos processos de desapropriação das suas áreas, que são: Linda Flor e Salgadinho, no Município de Mogeiro, Quirino, em Juarez Távora, Antas, no Município de Sapé, e Ponta de Gramame e Marinas, no Litoral. A partir das 9 horas da manhã os agricultores ocuparam as dependências da Superintendência, traçando as portas e os portões e reivindicando a audiência com o superintendente, Sr. Lenildo Moraes. Ao meio dia, o superintendente que estava em serviço fora, chegou e atendeu a comissão, que apresentou como principal ponto de pauta, o pagamento e liberação dos TDA’s da área já desapropriada, Fazenda Linda Flor.

A Fazenda Linda Flor, com ha, foi decretada a sua desapropriação em maio de 2010 e o povo temendo o não pagamento e em seguida a caducidade do decreto, foi exigir do INCRA, agilidade na liberação do seu pagamento.

O superintendente, Sr. Lenildo Moraes, acompanhado dos chefes de setores, de obtenção e desenvolvimento, recebeu a comissão e escutou as suas reivindicações e fez contato com Brasília e teve a seguinte resposta: A Linda Flor está na pauta de prioridade para ser paga ainda este ano, dependendo da aprovação do suplemento orçamentária, que está para ser votada na Câmara Federal.

Quanto a Quirino, foi informado que os TDA’s foram liberados e os pagamentos efetivados, com um pequeno desencontro com o nome do proprietário, Alcides Vieira, que já faleceu, e ai a Caixa tem que atualizar para o nome da esposa, e deveria ser feito até a noite de ontem.

Salgadinho e Ponta de Gramame – foi informado pelo superintendente que já havia solicitado uma audiência com o Governo do Estado para propor a celebração de um convênio entre Governo Estadual e Federal para aquisição das propriedades. O oficio já foi enviado e está aguardando resposta.

Marinas, aguarda a decisão da justiça para dar continuidade ao processo de vistoria para enviar para decreto.

Com essas informações, os agricultores decidiram que não havia mais razão para continuar e resolveram desocupar o INCRA, aguardando e caso as promessas não sejam cumpridas, voltarão com maior determinação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *