Antônio Canuto, secretário da coordenação nacional da CPT, e amigos visitaram Dom Pedro Casaldáliga ontem, 3 de agosto, em Ceres, Goiás, no Hospital Pio X, onde se encontra internado desde sábado, dia 1º.
Ele está acompanhado pelo padre Ivo, agostiniano, que mora com ele em São Félix do Araguaia (MT), um dos cuidadores que o acompanham nestes últimos tempos, sua sobrinha Glória e sua amiga, Maria, que quando chegavam em Brasília, procedentes de Barcelona, para visitá-lo em São Félix, souberam que ele estava em Ceres.
Dom Pedro sofreu uma queda na quinta-feira, 30 de julho, em sua casa e fraturou o fêmur. Pela proximidade dele com Dr. Antonio, que há anos o acompanha, foi transferido no sábado para Ceres, para o Hospital Pio X, da Diocese de Goiás. Era necessária uma cirurgia. Mas sua situação se tornava mais grave por conta de uma pneumonia. Foi feito um tratamento intensivo com antibióticos e a pneumonia cedeu. Diante disso foi marcada para hoje, 4, a cirurgia.
Dom Pedro foi levado para o Centro Cirúrgico às 11h30 e segundo informações do Pe. Ivo a cirurgia foi um sucesso. Agora entra em processo de recuperação na UTI, somente por precaução. Amanhã deverá ir para o quarto.