A Articulação Camponesa de Luta pela Terra e Defesa dos Territórios realiza, entre os dias 1º e 3 de junho, o VII Encontro de Formação de Camponeses, na comunidade Boa Esperança, na região de Palmeirante, Tocantins. Estima-se que aproximadamente 150 pessoas de 11 comunidades diferentes acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) participem do evento.
(Fonte: CPT Araguaia-Tocantins)
Como o próprio nome já sugere, o espaço é oportunidades para troca de experiências e conhecimentos. A edição deste ano tem como tema “Sustentabilidade camponesa e o desafio da luta pela conquista da terra”.
O encontro terá como assessor João Palmeira, da ONG Alternativa para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO), que irá abordar os atuais modelos de desenvolvimento no campo e a dinâmica da agricultura camponesa. O engenheiro agrônomo José Wilson também ministrará uma oficina sobre legislação ambiental.
No último dia de encontro, os agentes pastorais do regional Araguaia-Tocantins da CPT, Edmundo Rodrigues e Pedro Ribeiro, farão uma retrospectiva da história de resistência e conquistas das comunidades e discutirão com os camponeses e camponesas as estratégias de luta para soberania da agricultura familiar no campo.
A Articulação é composta por famílias de posseiros, acampados, assentados e remanescentes de quilombo, e representa comunidades de Araguaína, Augustinópolis, Babaçulândia, Bandeirantes, Barra do Ouro, Campos Lindos, Goiatins e Palmeirante.